NotíciasRegião

Projeto Leia Santos Brinda Turistas com Literatura

Férias e feriados combinam com sol, praia, mar e muito mais. Como uma boa leitura, por exemplo. E se o turista que visitar Santos encontrar um livro ou um gibi “esquecidos” na mesa de um bar, no balcão de uma lanchonete ou mesmo “oferecidos” num expositor de metal, pode pegar “emprestado” para se deliciar com literatura. Depois, é só deixa-los em algum local público para serem aproveitados por outro leitor. O vaivém faz parte dos programas Adote um Livro e Adote um Gibi, incluídos no ‘Projeto Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’, que comemorou o 6º aniversário na sexta-feira (26/10).
Criado para levar atividades literárias a vários espaços do município, o projeto teve sua importância definitivamente reconhecida na quarta-feira (24/10), com a conquista do troféu pelo Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Baixada Santista, na categoria ‘Comunidade e/ou Pesquisadores’, vencendo mais de 200 concorrentes. “ É um motivo de muito orgulho para a cidade, já que o prêmio é coordenado na Baixada Santista pela Unisanta e vinculado à Casa da Leitura do Rio de Janeiro, Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Educação e Cultura”, observa o prefeito João Paulo Papa.
Além do adote um livro e adote um gibi, o ‘Leia Santos’, desenvolvido pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), oferece ao público espaço leitura, hora do conto, varal de poesias, exposições literárias, oficinas de pintura e oficina de conservação de livros.
De acordo com dados de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, os brasileiros estão cada vez priorizando a televisão e abandonando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet. Na contramão da realidade nacional, o Projeto Leia Santos tem sido bem recebido pela população. Desde que foi criado, em setembro de 2006, já foram realizadas 202 edições, com a distribuição de mais de 15.000 mil livros e 10.000 gibis.
As próximas edições do ‘Leia Santos’ podem ser acompanhadas no site www.santos.sp.gov.br/agendacultural.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?