jornalosemanario

Psicólogo explica doenças que têm ligação direta entre saúde emocional e física

Mairiporã, São Paulo 16/9/2020 – “O isolamento social, a alteração na rotina e a percepção alterada sobre a morte podem contribuir com quadros de ansiedade causando doenças psicossomáticas.”

As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais e representam uma ligação direta entre a saúde emocional e física. Há um entendimento na psicologia de que toda doença física tem relação com o emocional. Os sintomas psicossomáticos são como quaisquer outros e demandam atenção igual dos profissionais. Um longo período de tensão tende a causar alterações que abrem caminho para várias doenças.

A relação entre a mente e o corpo costuma ser próxima, o cérebro pode interferir no corpo inteiro. Por meio do hipotálamo, ele controla glândulas responsáveis por substâncias hormonais como: cortisol, adrenalina, sexuais e tireoide, entre outras.

O cérebro controla a frequência cardíaca, a pressão arterial, a respiração e decide a quantidade de informação que chega ao pensamento e a intensidade da dor. Por ser tão influente no organismo, quando a mente adoece, o corpo também adoece.

Há um entendimento na psicologia de que toda doença física tem relação com o emocional. Os sintomas psicossomáticos são como quaisquer outros e demandam atenção igual dos profissionais. Um longo período de tensão tende a causar alterações que abrem caminho para várias doenças.

A literatura médica relata várias pesquisas sobre psicossomática. Existem trabalhos clássicos, como o de Walter Cannon (famoso fisiologista de Harvard que avaliou as alterações fisiológicas decorrentes da excitação) os
quais comprovam as modificações fisiológicas nos estados de fome, raiva e medo – que podem acontecer por influência do sistema nervoso vegetativo.

E qual o real motivo que leva o cérebro a produzir doenças?

Segundo Donald Winnicott (famoso pediatra e psicanalista), tudo tem a ver com os primeiros cuidados do bebê. Ele observa que um desenvolvimento saudável da psique humana favorece a evolução física e que dificuldades emocionais podem gerar situações psicossomáticas graves.

Já de acordo com a teoria psicossomática de Pierre Marty (pioneiro em estudos sobre psicossomática), o indivíduo reage a traumas conforme sua organização mental. Cada pessoa tem uma forma de reagir e de somatizar os traumas, dependendo de sua história de vida e bagagem genética. O ser humano é um sistema complexo de interações que podem estar em equilíbrio ou não. Um trauma pode ser mais desordenador para uns do que para outros, dependendo da organização de cada um.

Quando uma pessoa sofre um trauma, há um movimento de desorganização interna que atinge primeiro as estruturas mais evoluídas adquiridas durante o desenvolvimento. Conhecendo-se o funcionamento de uma pessoa, é possível prever seu modo de reação diante dos traumas e como se relaciona posteriormente.

A percepção negativa de si mesmo, do mundo e hábitos agravados por situações tensas (pandemia, desemprego, morte de familiar, perda de imóvel etc.) podem levar o indivíduo a produzir um adoecimento mental e físico.

Quais as doenças mais comuns que o cérebro tende a produzir?

O intestino é uma das áreas do corpo mais afetadas pelo estado emocional, por pensamentos e sentimentos gerados pelo cérebro. Por ter um sistema nervoso autônomo o intestino pode funcionar sozinho, tem sua própria autonomia para tomar decisões. No entanto, apesar do funcionamento independente, ele se comunica com o Sistema Nervoso Central (SNC) através dos sistemas simpático e parassimpático, o que faz com que se ligue aos níveis de estresse e ao estado emocional de cada um.

Existem diversas outras doenças que podem ser causadas pelo cérebro como: enxaqueca, dormência, formigamentos, problemas dermatológicos provocados pelo sistema nervoso, taquicardia, dores musculares, contraturas, amidalite, formigamento no corpo, gripe, gastrite, úlcera – enfim, uma lista interminável.

É possível a somatização em relação ao Coronavírus?

A pandemia do Coronavírus gerou somatizações em toda a humanidade devido ao elevado grau de ansiedade que o problema causou. De repente, por toda a sensação de medo que a pandemia envolve, a pessoa pode passar a ter alguns sintomas do vírus como: dores de cabeça, falta de ar, tosse, dores no corpo, sensação de falta de ar, coração disparado, diarreia – além do pânico pela possibilidade da morte.

Como os sintomas são reais e podem confundir as pessoas, fazendo-as acreditar que contraíram o vírus, é necessário de qualquer forma seguir as orientações da OMS, procurar orientação médica e cumprir o distanciamento social se os sintomas persistirem.

“O isolamento social, a alteração na rotina e a percepção acelerada da morte acabam causando um sentimento de fragilidade perante a vida e nos faz refletir que, se não focarmos na fé, no sagrado que habita em nós, o problema pode contribuir com quadros intensos de ansiedade causando muitas doenças psicossomáticas.” Esta é a afirmação do psicólogo Sergio Castillo, que também é especialista em dependência química e responsável pela Clínica Grand House, Centro de Tratamento de saúde Mental, dependência química e comorbidades, com mais de 20 anos de experiência na área.

E com relação a transtornos psíquicos (como a dependência química, depressão etc.) a somatização é comum?

A dependência química já é considerada um transtorno mental caracterizado por um grupo de sinais e sintomas decorrentes do uso de drogas. Ou seja, um transtorno mental é justamente a alteração do funcionamento da mente.

“Pela experiência adquirida no tratamento de dependentes químicos, pode-se ver que a psicossomática nesta área ocorre da mesma forma. Na verdade, o dependente químico precisa ser tratado com um ser psicossomático entre mente e corpo. Não devem ser vistos só os sintomas físicos que ocorrem com o uso das drogas, deve haver a busca da identificação da causa do uso, o seu fortalecimento psíquico para evitar situações de risco que levam a recair, promovendo mudanças de hábitos saudáveis e eliminando comportamentos repetitivos que produzem os mesmos resultados”, completa ainda Sergio Castillo.

Já em relação à depressão, os problemas não tratados e que se prolongam por muito tempo influenciam no surgimento das doenças psicossomáticas. As emoções não controladas, os pensamentos negativos e a depressão desencadeiam desequilíbrios mentais que sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.

É possível se proteger dos distúrbios psicossomáticos?

Procurar ajuda de terapia é fundamental e pode transformar a vida das pessoas de forma positiva. Os exercícios físicos, as práticas meditativas e algumas técnicas de relaxamento, associados (ou não) à vivência da religiosidade, são também importantes formas de combater a ansiedade e os distúrbios psicossomáticos.

Este tema e outros relacionados à saúde mental estão no site: www.grandhouse.com.br

Website: http://www.grandhouse.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?