DestaquesRegião

Quanto mais cedo descobrir, maior a chance de cura

A campanha do Outubro Rosa é uma das mais importantes para a Saúde da Mulher no Brasil. O mês da cor rosa simboliza o autocuidado, pois o câncer de mama ainda é o de maior mortalidade entre as mulheres brasileiras, porém, também é o de maior chance de cura, quando diagnosticado a tempo.

Os casos de câncer de mama são mais frequentes em mulheres a partir dos 50 anos, mas em 10% dos casos, ele surge já na faixa etária dos 40 anos.

“O Ministério da Saúde recomenda a mamografia anual preventiva a partir dos 50 anos, mas há casos, em que a recomendação, após uma avaliação médica, é que a mulher já comece a fazer o exame numa idade mais jovem”, explica a médica ginecologista Ieda Maria B. Borsato.

Ações de prevenção, como o autoexame e a mamografia, levam ao diagnóstico precoce da doença, e a chance de cura pode chegar até 95%. “Quando mais cedo diagnosticado, mais fácil será a cura. Um tumor de estágio inicial, chega a mais de 90% de chance de cura”, explica Dra. Ieda.

E foi o diagnóstico precoce que salvou a vida da professora capivariana, de 60 anos, Márcia Ap. Bertoluzzi, que venceu o câncer de mama em 2019. Ela descobriu o tumor ao fazer uma mamografia de rotina num Mutirão da Carreta da Fundação Ilumina.

Diagnóstico precoce salvou a vida da professora Márcia Bertoluzzi (Foto: Arquivo pessoal)
Diagnóstico precoce salvou a vida da professora Márcia Bertoluzzi (Foto: Arquivo pessoal)

“Como ainda estava bem no começo, fiz uma cirurgia em julho de 2019 e retirei um quadrante do seio, bem pequeno, quase não dá pra ver. Depois fiz sessões de quimioterapia e radioterapia, e vou seguir o tratamento até completar cinco anos da doença”, conta Márcia, que fez todo seu tratamento e, ainda faz, todo o acompanhamento pelo SUS (Serviço Único de Saúde).

Outro aliado na luta contra o câncer de mama é o autoexame, que toda mulher pode fazer em casa, a partir dos 20 anos se houve casos da doença na família, ou a partir dos 40 anos, sem casos na família.

“Deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o terceiro e o quinto dia após a menstruação. O autoexame é um grande aliado da saúde da mulher, com ele é possível identificar lesões e sinais que podem dar o diagnóstico precoce do câncer”, reforça a ginecologista.

Em todos os casos de dúvidas ou suspeitas, a orientação médica é que a mulher procure a unidade de saúde mais próxima e peça o agendamento de uma consulta médica para avaliação e, se preciso, faça o exame de mamografia.

E no recado para todas as mulheres, a professora Márcia lembra que não só no Outubro Rosa, mas em todos os dias do ano, é preciso ficar alerta e cuidar da saúde.

“Meu recado é para que as mulheres se cuidem e não deixem de fazer a mamografia. O diagnóstico precoce faz toda a diferença, e salvou a minha vida. Tudo que vivemos é um aprendizado, e o câncer tem cura, é preciso ter fé e não se descuidar nunca”.

Mamografia Direito da Mulher

Há 11 anos, desde o mês de abril de 2010, a Lei Federal 11.664 garante a todas as mulheres brasileiras o direito ao exame de mamografia para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

Se o diagnóstico precoce salva vidas, então é preciso aumentar a oferta de exames para que mais mulheres, assim como Márcia, sobrevivam ao câncer. No entanto, isso não foi o que ocorreu durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com as equipes de Saúde dos municípios de Rafard e Capivari, durante o auge da pandemia, houve uma redução no número de mamografias realizadas até o mês de setembro deste ano.

Em Rafard, segundo dados fornecidos pela Diretoria Municipal de Saúde, de janeiro a setembro de 2021, foram feitas 136 mamografias, distribuídas entre os AME’s de Limeira e Rio Claro. Essa quantidade não foi suficiente, e o resultado, é que outras 70 mulheres ainda esperam por uma vaga para o exame.

“As demandas de mamografias do município são atendidas pelo Estado via Central de Regulação, e por conta da pandemia da Covid-19, houve uma redução na oferta. A Diretoria de Saúde está realizando a compra de 100 mamografias para atender a demanda reprimida que, hoje, é de sessenta exames e vamos disponibilizar o restante para os pedidos que surgirem este mês”, diz a nota do governo municipal.

Em Capivari, a oferta de mamografias também foi reduzida por conta da pandemia, mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a quantidade foi maior que no mesmo período de 2020. De janeiro a setembro deste ano, 390 mulheres fizeram o exame no município através de Programas de Saúde do Estado de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari informou que será organizada a 17ª edição da campanha de prevenção do câncer de mama e colo de útero, com possiblidade de fazer os exames de diagnóstico precoce. Ainda não foi divulgada a data de início da campanha.

Segundo informações do Serviço de Saúde de Capivari, outra forma de agendar o exame de mamografia é através do Programa Mulheres de Peito, que oferece a possiblidade do exame para mulheres de 50 até 69 anos de idade, mesmo sem pedido médico, apenas através de contato telefônico pelo número 0800-779-0000.

Programação Outubro Rosa

Diversas atividades estão programadas para o mês do Outubro Rosa. Todas elas, destacam a importância do autocuidado e da prevenção ao Câncer de Mama. Atividades conjuntas, serão realizadas em prevenção ao Câncer do Colo de Útero.

Em Rafard, o calendário rosa começa na próxima sexta-feira, 22, com um Mutirão de Exames de Papanicolau. Será um dia exclusivo para exames, com agendamento prévio através do 3496-2752.
No sábado, 23, é o dia da Caminhada Rosa do Bem, que vai sair da Unidade de Saúde até o centro cultural Júlio

Henrique Raffard. A concentração será às 8h, e cada mulher participante, poderá trocar 1 kg de alimento não perecível por uma camiseta.

De acordo com a Diretoria Municipal de Saúde, no final da Caminhada Rosa do Bem, haverá uma aula de zumba, um encontro com uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e um café da manhã para as participantes.

Ainda em Rafard, na segunda-feira, 25, é a vez do mutirão com atendimento de ginecologistas. Dois profissionais estarão atendendo, das 8h às 15h. Para participar, a mulher precisa agendar através do 3496-2572. No total serão 50 consultas destinadas às mulheres rafardenses.

Para fechar a programação, a Diretoria Municipal de Saúde realiza no dia 27 de outubro (quarta-feira), às 14h, uma palestra no centro cultural. O tema será relacionado aos cuidados com a Saúde da Mulher e a prevenção ao Câncer de Mama.

Em Capivari, na segunda-feira (18), será realizado um encontro virtual, organizado pela unidade do Sebrae, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento será on-line e gratuito, com a participação de mulheres empreendedoras que enfrentaram o câncer e irão compartilhar suas histórias de superação.

Para participar, basta fazer a inscrição através do link https://tinyurl.com/248vapdd. Em caso de dúvidas, a unidade do Sebrae de Capivari atende pelo telefone (19) 3491-9386.

Pedido de Ajuda Instituto Ilumina

Aproveitando a oportunidade da Campanha do Outubro Rosa, a Fundação Ilumina, sediada em Piracicaba, lançou a Campanha “Eu quero ter um milhão de amigos”.

A fundação, que está de portas abertas há 13 anos, trabalha no acolhimento e tratamento médico de mulheres de 40 a 50 anos com diagnóstico de câncer de mama.

A campanha tem o objetivo de arrecadar fundos, em caráter emergencial, para manter os custos do Hospital Ilumina, que corre o risco da suspensão temporária dos atendimentos, por conta da falta de recursos.

Para ajudar, é possível fazer uma doação, a partir de R$ 9 reais, através do PIX, com o CNPJ: 10.281.182/0001-70, ou pela Agência da Caixa com os dados: AG: 3428. Operação: 003. Conta Corrente: 134-1.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?