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Quedas constantes de energia em Capivari e Rafard incomodam moradores

19/01/2015

Quedas constantes de energia em Capivari e Rafard incomodam moradores

Interrupções acontecem, em média, três vezes ao dia e duram cerca de 20 minutos; entre os dias 9 e 13, capivarianos clientes da Vivo ainda ficaram sem telefone e internet
(Foto: Diego Moura/Arquivo pessoal)
Moradores de pelo menos 20 bairros de Capivari e dos três de Rafard se queixaram de interrupções constantes de energia elétrica (Foto: Diego Moura/Creative Commons)

CAPIVARI E RAFARD – As frequentes quedas de energia elétrica desde o início do ano estão incomodando os moradores de Capivari e Rafard. Em média, as interrupções acontecem três vezes ao dia e duram cerca de 20 minutos, podendo causar danos em eletrodomésticos e eletroeletrônicos dentro de casa, além de estragar alimentos na geladeira. Procurada pelo jornal O Semanário, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) não se pronunciou até o fechamento desta edição.

No Facebook, moradores de pelo menos 20 bairros de Capivari e dos três de Rafard se queixaram das interrupções constantes. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que fiscaliza as distribuidoras em todo o país, para cada cidade existem limites de quedas de energia que devem ser respeitados, caso contrário, o consumidor tem o direito de receber desconto na fatura.

Somente no ano passado, de janeiro a novembro, a CPFL devolveu R$ 4,1 milhões aos consumidores. No ano de 2013, o valor foi ainda maior: R$ 5,7 milhões. Em Capivari, por exemplo, a distribuidora não pode deixar faltar energia mais de quatro horas por mês ou mais de três vezes por mês. Os mesmos indicadores valem para Rafard. Na zona rural, no entanto, a tolerância é um pouco maior: o fornecimento não pode ser interrompido mais de nove horas por mês ou sete vezes por mês.

Quando há violação desses limites estabelecidos, a concessionária precisa compensar o consumidor. “O desconto é automático e vem na fatura dois meses após a interrupção. Pode ser um valor pequeno para o consumidor, geralmente entre R$ 1 e R$ 2, mas, no global, é um valor significativo para a concessionária”, explica a Aneel.

Se a falta de energia elétrica é constante, o consumidor também pode fazer uma reclamação na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) – empresa conveniada com a Aneel e responsável pelas fiscalizações no estado de São Paulo – ou na Aneel, pelo telefone 167. E, em caso de danos elétricos em aparelhos, o usuário tem direito a ressarcimento, o qual pode ser solicitado à distribuidora em até 90 dias, segundo a Agência.

“Após analisar o pedido, a distribuidora terá 45 dias corridos para ressarcir o consumidor. Dentro desse prazo, a concessionária tem até dez dias para vistoriar o equipamento, até 15 dias para comunicar o resultado do pedido ao consumidor e mais 20 dias para efetuar o ressarcimento em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento. Para eletrodomésticos usados na conservação de alimentos perecíveis, como geladeiras e freezeres, a vistoria deve ocorrer em até um dia útil.”

Os moradores de Capivari e Rafard poderão solicitar o procedimento por telefone, no site da CPFL Paulista (www.cpfl.com.br) ou pessoalmente nas agências de atendimento. Caso a concessionária responda insatisfatoriamente ao pedido ou não atenda às chamadas, o consumidor poderá recorrer à Arsesp ou à Ouvidoria da Aneel, pelo telefone 167 ou pelo site www.aneel.gov.br.

Telefone e internet

Entre os dias 9 e 13, parte dos capivarianos enfrentou ainda outro problema. Os clientes da Telefônica Vivo ficaram sem telefone e internet após uma interrupção do serviço da rede fixa causada por furto de cabos. Moradores disseram ter visto um homem, vestindo uniforme da empresa, cortando fios nas proximidades da Rua Santa Maria, Centro, e da Avenida Pio XII, na sexta-feira, 9, por volta das 18h.

Apesar de não haver registro de ocorrência na Delegacia de Capivari, a Vivo confirmou o ocorrido. “Equipes trabalharam no local e repuseram os cabos telefônicos. A telefonia móvel da empresa não foi afetada”, informou, em nota, a operadora. Ainda segundo a Vivo, os clientes envolvidos serão ressarcidos em conta futura, em valor correspondente à fração da tarifa de assinatura e proporcional ao período afetado.

Os moradores que tiverem problemas com os serviços de voz e dados da Telefônica Vivo podem entrar em contato com a Central de Atendimento 10315, que funciona 24 horas, durante os sete dias da semana. A empresa também coloca à disposição da população o telefone 0800-144-444 para receber denúncias específicas sobre furto de cabos. As ligações são sigilosas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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