NotíciasRafard

Radar conclui restauração da Capela de Itapeva

23/06/2014

Radar conclui restauração da Capela de Itapeva

Iniciada em fevereiro, intervenção visou cumprir acordo com o Ministério Público; propriedade particular, igreja poderá ser utilizada mediante solicitações à empresa
Fotos: Arquivo/O Semanário/Divulgação/Radar
Fotos: Arquivo/O Semanário/Divulgação/Radar

RAFARD – A Radar, proprietária da Fazenda Itapeva, concluiu a restauração da Capela de São João Batista de Itapeva – que fica na área central – iniciada no dia 3 de fevereiro deste ano para cumprir um acordo com o Ministério Público.

Segundo a empresa, a intervenção estrutural contemplou a reconstrução do telhado e do forro, reforma da porta de entrada e das portinholas superiores, recuperação de áreas com trincas, reparo dos vitrôs, novas instalações elétricas e de iluminação, construção e acabamento do muro, pintura interna e externa, lavagem do piso e rejunte das pedras dos degraus externos.

Por se tratar de uma propriedade particular, a capela ainda não pode ser visitada, pois, segundo a Radar, o mobiliário (bancos e outros objetos) deve ser instalado nos próximos dias. A empresa afirma que “disponibilizará os procedimentos e os canais para os quais poderão ser encaminhados os pedidos de utilização do espaço”, cuja data ainda não está definida, mas “a estimativa é de que isso aconteça até o começo de julho”.

Ainda de acordo com a proprietária da fazenda, a Capela de Itapeva será mantida e preservada pela empresa, a qual diz entender a importância histórica da edificação em questão para a região. Do mesmo modo, a Radar destaca que a capela não tem ligação com a Prefeitura de Rafard ou com a Igreja Católica.

A capela

A Capela de Itapeva marca a fundação das cidades de Rafard e de Capivari. Foi a primeira igreja construída na região, por volta de 1795, pelo padre João Ferreira de Oliveira Bueno, junto à casa grande e ao lado do açude, da casa do engenho, das senzalas, dos estábulos pavimentados e do embarcadouro da Fazenda São João Batista de Capivari (atual Fazenda Itapeva).

A capela estava abandonada há mais de 10 anos. Antes da restauração, o interior da igreja se encontrava arruinado, o telhado desabando e as Imagens perdidas em meio a teias, aranhas, formigas e abelhas. Em novembro de 2013, uma comissão da comunidade católica resgatou todos os objetos do local, sob a supervisão da Radar, e escreveu uma ata com a relação do que foi retirado.

Entenda quem é quem

A Radar integra uma das maiores corporações empresariais do Brasil, a Cosan, ao lado de outras quatro empresas: Cosan Lubrificantes (produtos automotivos e industriais), Raízen (originária de uma join venture com a Shell produz açúcar e etanol), Rumo (logística de açúcar destinado à exportação) e Comgás (distribuidora de gás encanado industrial).

Voltada à exploração de novas oportunidades de negócios no campo, a Radar adquire propriedades com alto potencial de valorização e arrenda para operadores rurais cultivarem cana-de-açúcar ou grãos e fibras (soja, milho e algodão). Há um ano, possuía 107 mil hectares de terras em diversas regiões do país, entre elas São Paulo, Maranhão, Mato Grosso e Bahia, segundo nota divulgada pela empresa em julho de 2013.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?