NotíciasRafard

Rádio R FM comemora cinco anos no ar

01/08/2016

Rádio R FM comemora cinco anos no ar

Com compromisso de dar voz e vez à população, rádio comunitária completa seu quinto ano na Cidade Coração

Locutor e presidente da rádio R FM, Chico Rebete, ao lado do colaborador Landinho (Foto: Ivanete Cardoso)
Locutor e presidente da rádio R FM, Chico Rebete, ao lado do colaborador Landinho (Foto: Ivanete Cardoso)

RAFARD | Lançada oficialmente em 1º de agosto de 2011, a Rádio RFM comemora 5 anos de vida, cumprindo com o compromisso de dar voz e vez à população rafardense. Mantida pela Associação Cultural Rafardense, que tem a sua frente o locutor e radialista Francisco Antonio Marques, popularmente conhecido como Chico Rebete ou Chicão, ao lado de seus fiéis escudeiros, o filho Natan Marques e o empresário Davilson Talassi, garantem a manutenção do sonho e da histórica primeira rádio do município: a Rádio R (107,9 FM).
Comunitária, mas com qualidade e responsabilidades como qualquer outra comercial, a R FM se orgulha de suas conquistas. A trajetória e desafios você confere na entrevista com o locutor e presidente da R FM, Chicão, que conta um pouco dessa história.

Jornal O Semanário Regional – Quando e como nasceu o sonho de criar uma rádio em Rafard?

Francisco Antonio Marques – O sonho começou bem cedo, quando eu ainda era menino, com 14 anos. Sempre sonhei com uma rádio em Rafard e quando tinha o serviço de alto falantes do RCA (Rafard Clube Atlético), eu e Davilson Talassi, hoje membro da diretoria da rádio, já fazíamos narração e brincávamos de rádio. O sonho nasceu lá atrás, onde já crescia a vontade de trabalhar com comunicação.

O Semanário – Quais foram os principais desafios enfrentados para que a rádio R fosse ao ar?

Chicão – A rádio ficou quatro anos e meio engavetada, com toda a documentação pronta. Através de amigos, conseguimos falar com o então deputado Michel Temer, hoje presidente interino do Brasil, sobre a demora na análise do processo. Um tempo depois saiu a publicação no Diário Oficial com a licença provisória e depois de um período tivemos a licença permanente. Esperamos quase cinco anos com tudo pronto. Hoje, a rádio R tem uma excelente qualidade sonora, funciona 24 horas informatizada e tem o privilégio da localização, pois estamos do lado das principais antenas de telefone.

O Semanário – Em sua opinião, o que a rádio R representa para Rafard?

Chicão – Sempre sonhei com uma rádio aqui em Rafard. Tenho paixão pela cidade e me orgulho de ser rafardense. Antes Rafard só ouvia, mas hoje ela é ouvida. Somos uma rádio comunitária pequena, mas temos o nosso valor na cidade. Aqui os ouvintes encontram sempre as portas abertas para falar, criticar, denunciar o problema do esgoto, da falta de água, entre tantas outras situações. A rádio R possui uma diretoria que não tem nenhuma ficha partidária. Aqui não temos nenhuma preferência política, pois a rádio é da comunidade.

O Semanário – O que a programação da rádio oferece aos ouvintes?

Chicão – Temos uma programação bastante variada. Com as parcerias com a Rádio Web e Agência do Rádio trazemos notícias nacionais e internacionais. Além disso, temos a divulgação local com os jornais e as informações que chegam até nós. É um trabalho completo para o ouvinte ficar bem informado. Além do jornalismo temos o esporte, o programa sertanejo, as mensagens de fé e esperança com o Padre Reginaldo Manzotti e a transmissão do Programa Viva a Vida, da Pastoral da Criança.

O Semanário – Qual sua mensagem para os ouvintes neste aniversário de 5 anos da rádio?

Chicão – Gostaria que o bolo de aniversário fosse bem maior, para dividir com mais pessoas. O nosso bolo é por ondas e quero dividir isso com nossos ouvintes. O veículo de comunicação tem que servir ao ouvinte e todos nós aqui somos sonhadores e queremos que as pessoas possam gostar de nosso trabalho, não por interesse, mas por carinho de verdade. A rádio que não tiver a verdade não consegue credibilidade. O rádio é um portal de transparência do pensamento humano. Quero que a nossa rádio continue com esta credibilidade e que os ouvintes nos ajudem a repartir o bolo dos cinco anos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?