Rafard

Rádio R FM completa 10 anos na próxima segunda-feira

A Rádio R FM, de Rafard, sintonizada na frequência 107,9 Mhz, apaga velhinhas no próximo domingo, 10 de agosto. A data oficial marca os 10 anos no ar da única rádio comunitária rafardense, mantida pela Associação Cultural Rafardense.

O comando é do locutor e radialista, Francisco Antonio Marques, o Chico Rebete, ou simplesmente Chicão, como é carinhosamente conhecido.

Chicão relembra que, desde os seus 14 anos, sonhava com uma rádio em Rafard. Ele afirma que a palavra “perseverança” é a que mais define a Rádio R FM nestes dez anos de estrada.

“Nós estamos aqui por perseverança. Somos agradecidos a Deus e a todos os nossos ouvintes por estes dez anos juntos, mas não têm sido fácil manter a rádio no ar, principalmente, nestes quase dois anos de pandemia”, desabafa o locutor.

Em fevereiro deste ano, a família ‘R FM’ perdeu um dos seus grandes colaboradores. Vítima da Covid-19, Hermínio da Silva Nogueira Filho era o âncora do programa Domingueira do Nogueira, que ia ao ar nas manhãs de domingo.

“Foram muitas perdas de pessoas queridas, mas a partida do amigo e parceiro aqui da rádio, o Hermínio, me marcou demais. Foi muito triste perder um amigo de tantos anos”, lamenta Rebete.

A rádio R FM, fiel companheira dos ouvintes e primeira rádio de Rafard, está 100% regulamentada e possui ótima qualidade e capacidade técnica de transmissão 24h.

Para manter a rádio no ar e ficar em dia com os custos de uma emissora, os recursos financeiros provêm dos apoios culturais de empresas e comércios, o que, segundo Chicão, caíram drasticamente com a crise financeira causada pela pandemia.

“Para o comércio e para as empresas foram meses difíceis, e para a sobrevivência da rádio também. Tem ainda, a Legislação, que não nos permite, enquanto rádio comunitária, receber verba pública. Aí dependemos mais ainda do apoio cultural”, explica.

Apesar dos desafios, a família R FM e seus apoiadores seguem o percurso determinados a continuar de portas abertas e aliados à comunidade. “Vamos seguir, nossa missão é ser uma rádio companheira e manter nossos ouvintes sempre muito bem informados. Apesar dos tempos difíceis, estamos aqui, temos saúde e temos Deus a nos guiar. Obrigado a todos que já passaram pela rádio, e também aqueles que continuam com a gente”, encerra Chicão.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?