Opinião

Rafard: 1965-2016

18/03/2016

Rafard: 1965-2016

Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Por havermos participado e ativamente colaborado na grande batalha, para a Emancipação Político-Econômica deste querido pedaço de chão brasileiro e paulista, sentindo-nos por ele adotado assim como seu Cidadão Honorário – antes mesmo de recebermos o honroso Título –, como fazemos todos os anos, sentimo-nos felizes e com muita alegria compartilhando das comemorações em homenagem a este dia 21 de Março de 2016.
Como todos os que; patriotamente amam a Terra em que nasceram e em particular na que nela vivem não podemos olvidar os que participaram da luta pela sua libertação, principalmente pela pessoa que os liderou – muitas vezes pondo em risco a própria vida – neste caso, o cidadão Genaro Vigorito, de quem passamos a dar, modesta e respeitosamente alguns dados biográficos.
O pai de Genaro, imigrante italiano Felício Vigorito, como profissional em caldeiraria trabalhou inicialmente na manutenção dessa peça, nas Usinas de açúcar de Capivari onde, tornou-se posteriormente um agente de veículos. Em 19 de Setembro de 1949 faleceu sua esposa e em outubro de 1956 faleceu também.
Sobre a personalidade do “Marechal da Vitória”, como passou a ser conhecido, por havermos privado da sua amizade podemos afirmar ser impoluta e seu espírito lutador jamais esmoreceu, diante das barreiras surgidas a sua frente, ao encabeçar o Movimento pró Emancipação de Rafard, enfrentando a força dos grandes políticos de então em Capivari.
Naturalmente, contando com o apoio da quase maioria dos habitantes, (por incrível que pareça havia algumas “cobras” por aqui), e de alguns políticos de valor entre eles o Deputado Dr. Biota Júnior com a cobertura do jornalista Luiz Tomai seu secretário, o nosso defensor passou a frequentar os âmbitos políticos estaduais e federais, acompanhando de perto o andamento do processo.
O assunto dá condições para mais um livro onde apareceriam certamente, detalhes e os nomes dos que deixaram de ser citado nos anteriores, mas, para não nos alongarmos neste modesto comentário, diremos o que todos os de bom censo continuam afirmando: “Não fora a coragem, dedicação e competência de Genaro Vigorito, Rafard não teria conseguido autonomia, com os bem constituídos e organizados Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, sendo com competência e dedicação o nosso primeiro prefeito”.
Estamos felizes, satisfeitos e realizados ao homenagearmos o Grande Libertador, no dia em que se comemora, os 51 anos de vida livre da terra pela qual arduamente lutou, conseguindo galhardamente vencer.
Aos descendentes do “Marechal”, na certeza de que ele feliz está na espiritualidade participando também das festividades comemorativas, com parabéns e respeitosa consideração o nosso fraternas abraço com sinceros e perenes votos de Paz Profunda.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?