Rafard

Rafard anuncia fortalecimento da Defesa Civil

A cidade de Rafard anunciou nesta semana, um grande passo em relação a implementação de ações em favor do fortalecimento da Defesa Civil. Após a criação de uma coordenadoria específica para tratar do assunto, o prefeito César Moreira tem cobrado resultados e incentivado ações que cuidem do bem estar do cidadão, principalmente daqueles que vivem em áreas de risco.

Preparação
Na última terça-feira, 12, o Coordenador de Defesa Civil, Márcio Jacob Hessel, participou de um curso, oferecido no Palácio dos Bandeirantes, que tratou de informações sobre a Campanha ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando’, realizado pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com a participação do município nesta capacitação e com a criação de um plano municipal de Defesa Civil, Rafard pretende estar apta a receber a certificação da ONU para o recebimento de verbas em favor da Defesa Civil do município.
De acordo com Jacob, esta campanha é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes, ou seja, para a construção de cidades com capacidade de redução dos riscos e das vulnerabilidades locais e, em caso de desastre, de recuperar-se em curto prazo e com o menor prejuízo possível à população.
“O município é quem realiza a primeira resposta em situações de crise e emergência, por isso, Rafard desenvolverá soluções inovadoras para contingenciar e prevenir situações de risco,” afirmou Márcio Jacob Hessel.

Trabalhando
Apesar da cidade sofrer vários anos consecutivos com enchentes e este não ser um problema de fácil solução na visão do prefeito, César disse que enquanto governante está fazendo a sua parte para a minimização de desastres e do sofrimento de pessoas que vivem em áreas ribeirinhas.
“Temos consciência de que os resultados não são a curto prazo, mas estamos trabalhando para que sejamos reconhecidos como um município que enfrenta problemas com enchentes e que por isso deve ter uma atenção especial com verbas que possam evitar desastres e tirar as pessoas de áreas expostas à situações de risco,” finalizou o prefeito.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?