DestaquesRegião

Rafard, Capivari e Mombuca estão entre as 25 cidades que farão parte da Região Metropolitana de Piracicaba

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, anunciou na segunda-feira (15) a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. A criação já era solicitada pelo Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) desde o ano de 2014 por meio de projeto de Lei.

O processo de criação da Região deve passar ainda por algumas etapas como a realização de audiência pública, consulta aos municípios e a criação do conselho de participação.

“A audiência já devia ter ocorrido mas precisou ser adiada devido a pandemia. Até o final de abril ela deve ser realizada e o projeto será apresentado para a aprovação da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo”, destaca o secretário.

Piracicaba se tornará polo da região metropolitana (Foto: Divulgação)
Piracicaba se tornará polo da região metropolitana (Foto: Divulgação)

O Deputado Roberto Morais comemora a conquista que vai trazer muitos benefícios para a região.

“Nós estamos buscando esse reconhecimento há muito tempo, já havíamos conquistado o Aglomerado Urbano e agora damos um passo maior que vai facilitar a vinda de recursos para o desenvolvimento dos municípios envolvidos”, conta Morais.

A Região Metropolitana de Piracicaba vai contar com 25 cidades integrantes, 23 que já fazem parte do Aglomerado, são elas: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) e outras duas que solicitaram a integração ao grupo, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, por se sentirem mais interligados à Piracicaba do que a outras Regiões.

Juntos, estes municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes (3,25% da população paulista). Com a criação, a região terá uma governança mais organizada com acompanhamento direto por uma Agência que faz a gestão de câmaras técnicas, passa a ter interação regional mais forte, trabalhando em conjunto.

Roberto Morais, é deputado estadual pelo Cidadania (Foto: Divulgação)
Roberto Morais, é deputado estadual pelo Cidadania (Foto: Divulgação)

“Um dos pontos fortes da iniciativa é o Planejamento organizado da região, com estudos sobre onde chegar nos próximos 5, 10 e 15 anos. É criado um fundo com recursos dos municípios e do estado, podendo captar até investimentos do governo Federal para projetos de interesse regional”, disse Vinholi.

Segundo o Secretário, o PIB da região é de R$ 76,82 bilhões, cerca de R$ 44 mil per capita, nível comparado a regiões europeias, e maior do que algumas das outras regiões metropolitanas já criadas no estado.

“A criação de regiões facilita a resolução de problemas comuns por meio de ações conjuntas”, complementa o Secretário. Além de Piracicaba, São José do Rio Preto é outra região que será criada na ação do Governo, além de outros aglomerados urbanos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?