Região

Rafard, Capivari e Mombuca já têm mais casos de Dengue do que no ano passado

O número de casos de Dengue, de janeiro a março deste ano, em Rafard, Capivari e Mombuca, já superou os registros da doença durante todo o ano de 2020 nos três municípios.

Em Rafard, no ano passado, de acordo com dados da Vigilância Sanitária, foram confirmados 2 casos de Dengue. Segundo última atualização, na quarta-feira (7), já são 20 confirmados.

A maioria dos infectados no município são moradores do Centro com 8 casos e no bairro Popular com outros 8, os outros casos foram nos bairros São Carlos (3) e Lurdes Abel (1).

Capivari também registra um salto no número de casos de Dengue. Em janeiro e fevereiro foram confirmados apenas um caso em cada mês, já em março, estes números dispararam, e na última semana subiram ainda mais.
No último dia 31 de março, de acordo com os números divulgados pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, já eram 23 casos em Capivari. Na última terça-feira (6), este número subiu para 41, um aumento de pouco mais de 80%, em menos de 10 dias.

Pouco mais da metade destes casos de contaminação por Dengue foram registrados no bairro Morada do Sol, mas também há confirmados na região central e bairros como Vila Fátima, Engenho Velho, Gênova e Padovani.
Mombuca não teve casos de Dengue no ano passado, ao contrário de 2021, que registrou neste último mês de março um avanço no número de infectados. De acordo com a Diretoria Municipal de Saúde, eram 10 casos entre o final de fevereiro e começo de março. Na última semana, na segunda-feira (5), já eram 55 casos.

Ações

Para conter o avanço das contaminações pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, as Prefeituras dos três municípios ampliaram as ações de prevenção e campanhas de orientação aos moradores.

A Vigilância Sanitária de Rafard informou que faz a operação de bloqueio do criadouro do mosquito em até nove quarteirões no entorno de cada residência com casos confirmados de Dengue.

Outra ação do município é a vistoria em pontos estratégicos e a campanha de orientação, através dos meios de comunicação. A Vigilância, informou ainda, que há previsão do serviço de nebulização na cidade.

A Secretaria de Saúde de Capivari divulgou, no começo desta última semana, que já fez a nebulização em vários bairros da cidade, inclusive na Morada do Sol, local com maior registro de infectados.

Outra ação, para combater a proliferação do mosquito, é a visita em pontos estratégicos, que segundo a prefeitura, já foram feitas mais de 100, em 20 locais como cemitério, borracharia e reciclagens.

Mombuca também intensificou as ações, e realizou no início do mês o Arrastão da Dengue com a visita dos agentes de saúde, que orientou os moradores a fazer a limpeza dos quintais para eliminar possíveis criadouros do mosquito. A prefeitura fez a retirada dos entulhos e materiais recicláveis durante o arrastão, e nas semanas seguintes fez a nebulização de casa em casa e em prédios e áreas públicas da cidade.

Em casa

A melhor forma de combater o mosquito transmissor da Dengue ainda continua sendo as ações simples do dia a dia, que são fundamentais para reduzir o número de infectados.

É possível mobilizar a família e, em menos de 15 minutos, fazer uma varredura na casa e eliminar recipientes que possam acumular água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de líquido.

Entre as ações para não deixar o mosquito da Dengue procriar, vale lembrar que é importante; manter calhas e caixas d’água sempre limpas, colocar areia nos pratos de plantas, lavar com frequência as vasilhas e recipientes de água de animais domésticos, manter lixeiras fechadas e acomodar o lixo sempre em sacos plásticos, guardar garrafas sempre viradas para baixo, eliminar pneus velhos e não acumular entulhos e objetos que acumulam água no quintal.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?