Colunistas

Rafard Emancipada! 1965-2019 – 54º aniversário

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

É com grande satisfação que mais uma vez nos unimos aos nossos concidadãos, para comemorarmos festivamente a data magna deste Município e através de rápido e histórico comentário, compartilhar alegremente da felicidade que habita os nossos corações.

Independente do honroso Título de cidadania à nós outorgado, seremos sempre gratos aos moradores desta comunidade pelo carinho que nos foi dedicado ao aqui chegarmos, exatamente a 9 de julho de 1932, passando a amá-la e que, jamais se modificará.

O nome Rafard foi dado em homenagem ao Sr. Henrique Raffard, descendente de imigrantes franceses, nascido no Rio de Janeiro em 26 de Dezembro de 1851.

Este povoado foi fundado em 12 de maio de 1883, com o lançamento da pedra fundamental para construção do Engenho de Açúcar.

Considerando que muitos dos atuais moradores desconhecem a sua história e consequentemente, como e quando surgiu a ideia de sua Emancipação, isto é, se libertar da administração capivariana a qual, além de Rafard se achavam subordinadas: Mombuca e Elias Fausto, é elaborado este pequeno relato esclarecedor.

A ideia emancipacionista foi despertada pelo Padre Manoel Simões de Lima (Pároco da Igreja N.S. de Lourdes de 1931 a 1935), fundando oficialmente a Sociedade Amigos de Rafard a 26 de Agosto de 1952.

Centenas de pessoas uniram a esse movimento que contou com a orientação, o apoio e assistência jurídica do advogado Dr. José Maria Caiafa, genro do casal José Gimenes e Tereza Aprilante Gimenes.

Sempre lideradas pelo Sr. Genro Vigorito, muitas viagens foram feitas por caravanas á Assembleia Legislativa em São Paulo na tentativa da aprovação de um Plebiscito.

Atuando em Brasília junto a Deputados e Senadores, Genaro diariamente nos enviava informações do andamento do Processo, notícias que avidamente acompanhávamos através do rádio amador Luiz Tomazini até que no dia 21 de Março de 1965, para a nossa alegria e felicidade local chegava a alvissareira mensagem que Rafard conseguira sua Emancipação Político-Administrativa. Vitória essa que, como hoje vem sendo, festiva e condignamente comemorada.

Por haver sido uma luta de todos os moradores, não citaremos demais nomes, além de Genaro Vigorito cognominado “General da Vitória”, e sua esposa Benedita Aprilante Vigorito que, verdadeiro baluarte ao seu lado, perseverante incentivadora e apoiadora, antes, durante e após a incansável, mas compensadora luta, muito contribuiu para a vitória final.

Nesta importante data para todos nós, não devemos deixar de respeitosamente reverenciar a memória dos que bravamente lutaram, e agradecer aos que aqui permanecem e hoje merecidamente agraciados, amando este pedaço de chão e por sua evolução continuam trabalhando.

Querida Rafard: Receba esta modesta homenagem nas palavras ditadas por nosso coração agradecido, os votos sinceros de que, esta data seja um marco de progresso em sua vida, conduzindo-a aos mais elevados níveis de experiências mantendo Deus, Saúde, Harmonia, Amor e Paz em seu seio. Assim seja.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?