CapivariDestaquesRafard

Rafard está preparada para receber a vacina contra o coronavírus, garante prefeito Fabinho

Profissionais da saúde deverão ser vacinados no dia 25 de janeiro em todo Estado; idosos devem ser imunizados até março deste ano

O prefeito de Rafard, Fábio Santos, afirmou nesta semana que o município de Rafard está preparado para receber a vacina contra a Covid-19, anunciada pelo Governo do Estado.

Segundo Fabinho, tudo já vem sendo organizado desde o início de sua gestão, sendo que o sistema de vacinação deverá ser feito em Sistema Drive Thru na Unidade Básica de Saúde.

“Além da vacinação em ponto fixo, teremos equipes volantes para se dirigirem até os pacientes acamados e com dificuldades de locomoção, pois nossa meta é imunizarmos o maior número de pessoas dentro das orientações do Plano Estadual de Imunização,” disse.

Para isso, a Diretoria de Saúde já está trabalhando para a contratação de mais pessoas para que todo o trabalho seja feito conforme o planejado e da melhor forma possível, sendo que todo o sistema de armazenamento já está pronto para receber as doses.

“O Dr.Victor Heitor, nosso diretor de Saúde, está cuidando pessoalmente de toda a logística para que Rafard tenha uma vacinação tranquila e dentro dos padrões de exigência para a segurança e saúde de todos,” disse.

De acordo com o médico, a vacina é uma forma de diminuir os casos graves e óbitos não só de Rafard, mas em todo o Estado de São Paulo e no mundo.

“Sabemos que existe uma animosidade por parte de algumas pessoas em relação à vacina, pelo baixo tempo de estudos, mas vale lembrar que esta é a vacina que mais recebeu investimento no mundo e na história, daí a possibilidade de ser desenvolvida em tão curto espaço de tempo. Com a H1N1 foi assim e em nossa visão, o momento não é entrarmos em uma guerra de quem ganha é quem convence a maioria. Temos que estar certos de que estamos fazendo parte de uma batalha da razão, da ciência da coerência de profissionais que são PHD, doutorados e envolvidos em pesquisas sérias e que fizeram seus juramentos para poder cuidar das pessoas,” enfatizou.

dr-victor-heitor-diretor-de-saude-de-rafard-e-prefeito-fabio-dos-santos
Dr. Victor Heitor, diretor de Saúde Municipal e Fábio dos Santos, prefeito de Rafard (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Vacinação por etapa

O município de Rafard seguirá o Plano disponibilizado pelo Estado. Os profissionais da Saúde devem tomar a primeira dose no dia 25 de janeiro e a segunda no dia 15 de fevereiro. Os idosos de 75 anos ou mais tomarão as vacinas no dia 08 de fevereiro e 01 de março. Já os de 70 a 74 anos estão previstos para serem vacinados nos dias 15 de fevereiro (primeira dose) e 08 de março (segunda dose).

Nos dias 22 de fevereiro e 15 de março o município aplicará as doses em pessoas entre 65 a 69 anos e nos dias 01 de março e 22 março Rafard aplicará a primeira e segunda doses em pessoas de 60 a 64 anos.
Nesta primeira etapa a previsão é que Rafard receba cerca de 2500 doses.

Dr. Vitor explicou que o Governo divulgará outras etapas da vacina após o cumprimento da atual etapa que se encerra em 22 de março.

“Trata-se de um escalonamento feito com base em estudos para que fossem retiradas emergencialmente das UTI’s pessoas mais vulneráveis, no entanto todos serão contemplados. É preciso neste momento que consigamos entender que o mundo precisa ser vacinado, daí a necessidade de divisão por grupos prioritários,” explicou.

live-vacinação-covid-capivari
Cronograma da vacinação foi informado através de live pela Prefeitura de Capivari (Foto: Divulgação)

Capivari

A Prefeitura de Capivari divulgou o Plano de Imunização Contra a Covid-19, durante uma live realizada na noite de quarta-feira (13), transmitida via Youtube. Participaram do encontro o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), o Vice-prefeito de Capivari, Bruno Barnabé (PSDB), a secretária de Saúde, Vladia Guimarães, o secretário de Educação, Rafael Silveira dos Santos e o coordenador do Comitê de Contingenciamento e Combate ao Novo Coronavírus, Doutor Antônio Carlos Munhos – que foi anunciado também como coordenador da Santa Casa de Capivari.

A previsão do município é vacinar em torno 1.300 profissionais da saúde e cerca de 5.500 idosos com mais de 60 anos nessa primeira etapa. O planejamento indica que nos dias 25 e 26 de janeiro deverão ser vacinados os funcionários da Santa Casa. Nos dias 27 e 28 é a vez dos profissionais do Hospital da Unimed. Entre os dias 29/01 e 07/02, serão vacinados os funcionários que atuam na saúde do município e trabalhadores da saúde na iniciativa privada, mediante comprovação funcional.

Hoje, Capivari conta com 20 mil agulhas e seringas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. Entretanto, o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba já informou que vai abastecer os estoques da cidade de acordo com a demanda. A cidade também conta com duas câmaras frias para armazenar as doses e está providenciando a compra de mais três câmaras e um gerador caso haja queda de energia.

Para evitar incidentes, a Guarda Civil de Capivari fará a segurança nos locais de vacinação, que serão divulgados em breve.

Vacinação da população em geral

A vacinação para o público em geral começa no dia 8 de fevereiro e segue até o dia 14/02, quando idosos com 75 anos ou mais receberão a primeira dose. Entre 15 e 21 de fevereiro é a vez de pessoas com idade entre 70 e 74 anos. De 22 a 28 de fevereiro, será realizada a vacinação de pessoas entre 65 e 69 anos. Do dia 01/03 a 08/03 é a vez do grupo de pessoas entre 60 e 64 anos receberem o imunizante. Essas diretrizes seguem o Plano Estadual de Vacinação.

Doutor Munhos reforça que a situação no município precisa de atenção e que as pessoas não podem se descuidar.

“É preciso usar máscara e fazer a prevenção, manter o distanciamento e demais medidas de contingência do vírus”, disse o médico durante a transmissão.

Já o prefeito Vitão pediu a colaboração da população.

“Torcemos para que o mundo saia logo dessa situação, mas enquanto isso não acontece, pedimos a colaboração de todos para controlar o número de casos”, frisou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?