NotíciasRafard

Rafard participa da 16ª Semana Pipa sem Mortes de Piracicaba

22/08/2014

Rafard participa da 16ª Semana Pipa sem Mortes de Piracicaba

Iniciativa, que visa à conscientização, será implantada na cidade no próximo ano, afirma Sueli Batagin

RAFARD – A diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Sueli Batagin, acompanhada da chefe de Cultura, Sabrina Boaventura, e da assessora Poliana Carnelós, participou na sexta-feira, 15, do encerramento da 16ª edição da Semana Pipa sem Mortes, evento educativo coordenado pelo presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), em parceria com Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

A iniciativa dinamiza o Decreto Legislativo nº 07/1999, do ex-vereador Luciano Júnior, objetivando a conscientização das crianças e da população em geral a empinar pipa com segurança, sem o uso de cerol para evitar acidentes. No ciclo de palestras em sala, alunos de escolas municipais de Piracicaba receberam várias orientações como não usar linha com cerol e brincar longe de postes de energia elétrica, por exemplo.

Além disso, foram submetidos a aquecimento e a alongamento físico, por intermédio do professor Rogério Constantino, da Selam. E, ao final do evento, após um lanche, os alunos promoveram revoada de pipas, ocupando diversos pontos do complexo da área de lazer.

De acordo com Sueli, o técnico de segurança Tiago Santo André, representante da CPFL, destacou a importância da continuidade do projeto, que atua no processo de conscientização das crianças sobre a prática segura de soltar pipas. Parceiro da ação, o Corpo de Bombeiros, 16º Grupamento de Piracicaba, se fez presente pelo sargento Custódio, representando o tenente Garcia. A recomendação é que as crianças não soltem pipas com cerol, porque isto se transforma numa verdadeira arma, que pode matar alguém.

“Teremos o torneio de pipa dia 24 no bairro Sete Fogões e no dia 31 no Cepar. Faremos oficinas e orientações, mas nosso objetivo é, no próximo ano, fazermos algo parecido com Piracicaba, uma vez que gostamos muito da iniciativa”, diz Sueli.

Após conhecer o projeto, ela procurou o vereador Marcelo Frederico (PTB), defensor de campanhas educativas que objetivam a conscientização de crianças e adolescentes sobre os perigos do cerol, para que o Legislativo possa contribuir com o município na realização de um evento desta natureza. “Precisamos trazer essa ideia para Rafard devido aos seus valores, no qual cada participante se torna multiplicador de um conhecimento que pode salvar vidas”, afirma a diretora.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?