CapivariRafard

Rafard participa da Campanha do Aleitamento Materno e mobiliza população para vacinas

Foto ilustrativa

O Programa de Agentes Comunitários de Rafard (PACS) participa da Campanha do Aleitamento Materno, conhecida também como Agosto Dourado, promovido pelo Ministério da Saúde.

O objetivo desta Campanha é conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação, pois, segundo especialistas, o aleitamento materno até os seis primeiros meses de vida, previne doenças e reduz a mortalidade infantil.

Em Rafard, no dia 8 de agosto (quarta-feira), às 13h no PACS, acontece uma Roda de Conversa sobre Amamentação e uma palestra com a Enfermeira Fátima Donizete Amâncio com o tema: Amamentar um Ato de Amor – Orientações e Cuidados. Ao final da palestra será sorteado brindes para as participantes.

“Convido todas as mamães para participarem deste grande encontro. Vamos falar sobre os cuidados que devem ter na hora de amamentar seus filhos e também será um bate papo para tirar dúvidas”, disse a enfermeira Fátima Amâncio.

Campanha de Prevenção
A Diretoria de Saúde de Rafard inicia neste sábado (04), a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo que se estende até dia 31 de agosto.

A Poliomielite é uma doença causada por infecção que entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, que dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Se a infecção atacar o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores e em alguns casos podem levar a morte.

O Sarampo também é uma doença causada por infecção e é transmitida pela fala, tosse e espirro e é extremamente contagiosa e pode causar febre alta acima de 38,5º, dor de cabeça, manchas pelo corpo dentre outros sintomas.

Para as duas doenças ainda não existem tratamentos específicos, por isso, a Diretoria de Saúde intensifica as vacinações em crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

As vacinações acontecem todas as quintas-feiras das 7h às 11h e das 12h30 às 16h na Unidade de Saúde. Os Dias D acontecem neste sábado (4) e no dia 18 das 8 às 17h.

Capivari
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizado neste sábado, dia 4, das 8h às 17h. A dose é destinada a crianças entre 1 ano e menores de 5 anos. Portanto, aproveite e não se esqueça de levar a Caderneta de Vacinação.

As equipes realizarão o atendimento nos postos de saúde dos bairros: Castelani, Engenho Velho, Padovani, Porto Alegre, Santa Rita e São João, assim como no Posto Central e na Emei Rosa Amadio Balan, na Vila Balan.

Neste ano, a campanha contará ainda com outro Dia D que será realizado no dia 18 de agosto, quando, além dos postos fixos, também serão enviadas as equipes volantes para atender a área rural.

Casos destas doenças reapareceram no continente e se faz necessária a conscientização e mobilização junto à população, pois a forma mais eficiente e eficaz de se combater estas doenças é a vacinação.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica que fica localizada no Posto de Saúde Central, ou pelo telefone: 3492-8205.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?