NotíciasRafard

Rafard participa de capacitação sobre sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil

Rafard participa de capacitação sobre sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil
Veruscka Correa, Fátima Amâncio e Ronaldo de Andrade (Foto: Arquivo pessoal)

A enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde de Rafard (UBS), Fátima Donizete Amâncio participou em maio deste ano, de uma capacitação no Hospital de Amor, em Barretos.

O compromisso foi proposto para as cidades que realizam a Caminhada ‘Passos que Salvam’. Cada município deve enviar um enfermeiro para as orientações dos sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil.

“Com a capacitação objetivamos criar mecanismos para garantir o diagnóstico precoce e o envio das crianças com mais rapidez e chance de cura”, explica Naima Khatib, coordenadora de projetos e marketing do Hospital do Amor.

O profissional capacitado fica em contato direto com a equipe de enfermagem do Hospital de Amor para envio de exames, discussão de casos e agilidade no envio das crianças.

“Agradeço o prefeito de Rafard, Carlos Bueno, por abraçar essa causa e liberar os representantes para participar da capacitação”, reconhece Ronaldo Pimentel de Andrade, coordenador da caminhada ‘Passos que Salvam’ em Rafard e Capivari.

Passos que Salvam

Está confirmada a Caminhada ‘Passos que Salvam’ para o dia 24 de novembro. O evento deve acontecer na Praça Central de Capivari.

A caminhada tem o objetivo de alertar pais, professores e toda a população para o diagnóstico precoce e para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

“Já estamos em festa! As cidades que realizam a campanha e a divulgação dos primeiros sinais e sintomas, estão enviando as crianças a Barretos precocemente, ou seja, com a doença menos avançada e com mais possibilidade de cura. Desta forma, estamos conseguindo mudar a realidade da história do câncer em crianças e adolescentes no Brasil, fazendo com que os nossos pequenos tenham as mesmas chances de cura que aqueles que vivem em países desenvolvidos”, comemora Ronaldo de Andrade.

Para participar e colaborar, basta adquirir um kit, pelo valor de R$ 35, composto por camiseta, sacochila e boné.
Em Rafard, os kits podem ser adquiridos na loja Território da Moda, com a voluntária Neide Maria Gatti, e também na loja da Bernadete.

Boi no Rolete

Outro evento confirmado em prol ao Hospital de Amor, é o Boi no Rolete. A festa acontece no dia 20 de outubro, no Km 58, na propriedade do coordenador regional do hospital, o empresário rafardense, Jacques Fornaziero.

Segundo ele, em novembro, a carreta de Barretos estará nos municípios de Rafard e Capivari realizando exames gratuitos para toda população.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?