NotíciasRafard

Rafard participa de festival promovido pela Abaçaí em Atibaia

19/01/2015

Rafard participa de festival promovido pela Abaçaí em Atibaia

Vice-prefeito Carlos Roberto Bueno foi acompanhado da nova diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Evani Santos, que assumiu o cargo na última semana
Mais de 300 grupos culturais marcaram presença no evento promovido pela Abaçaí Cultura e Arte em Atibaia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Mais de 300 grupos culturais marcaram presença no evento promovido pela Abaçaí Cultura e Arte em Atibaia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – O vice-prefeito Carlos Roberto Bueno (PPS) e a nova diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Evani Santos, participaram no sábado, 10, do Revelando São Paulo, evento organizado pela Abaçaí Cultura e Arte entre os dias 7 e 11. Mais de 300 grupos culturais marcaram presença no VIII Festival da Cultura Paulista Tradicional – Entre Serras e Águas, com batuques, folias, jongos, congos, entre outros.

Além disso, o evento registrou mais de 100 mil visitantes, os quais tiveram acesso gratuito ao Parque Municipal Dr. Edmundo Zanoni, em Atibaia, com aproximadamente 12 horas de duração. A Abaçaí contemplou sua programação diária com manifestações das comunidades tradicionais, culinária, artesanato, danças, folguedos e música, apresentando a identidade cultural do estado de São Paulo.

Ciente do projeto que a Abaçaí está propondo a Rafard, visando resgatar a cultura caipira da região, com foco na casa onde morou Tarsila do Amaral, na Fazenda São Bernardo, a visita de Bueno e Evani serviu como ponto de aproximação da instituição com a nova diretora, segundo a Prefeitura. “A visita foi muito importante para o fortalecimento do vínculo. O trabalho conjunto entre Abaçaí, Prefeitura e Diretoria de Cultura visa à construção da diplomacia cultural, não só apresentando a cultura rafardense, mas também recebendo e valorizando o que é produzido em outras localidades”, explica Evani.

Empolgada com a parceria, ela disse já ter projetos para 2015. “Nossa missão é de formular e implantar políticas públicas para ampliar o acesso a bens culturais, descentralizar atividades e valorizar o patrimônio cultural. A certeza é que faremos uma Rafard melhor, afinal, cultura agrega valor ao desenvolvimento e abre caminhos para a inovação na sociedade.”

“Sem dúvida é um festival belíssimo. Muito bem organizado, com excelentes atrações e principalmente com a marca da cultura nacional. Gostaria de agradecer em especial ao Toninho Macedo, que nos acompanhou e deu total atenção durante a visita. Também gostaria de frisar que novos projetos culturais serão implantados em Rafard. Nosso objetivo é alavancar a cultura rafardense, e com a direção da Abaçaí certamente conseguiremos”, afirma o vice-prefeito.

O encerramento do Revelando São Paulo ocorreu no domingo, 11, com a despedida da Mãe Divina Peregrina seguindo para o Santuário de Aparecida.

Nova diretora

A nova diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Evani Santos, que acompanhou Carlos Roberto Bueno em visita a Atibaia, assumiu o cargo na última semana, de acordo com a Prefeitura. A rafardense é formada em Comércio Exterior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Letras pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) e integrou durante seis anos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Capivari.

A Diretoria estava sem um líder desde setembro de 2014, quando a administradora de empresas Sueli Batagin pediu demissão. Na época, ela havia assumido o cargo há pouco mais de cinco meses, no lugar do artista plástico Ivênio Pires, que deixou a pasta para reassumir os projetos do Museu de Rafard.

Representantes da Prefeitura de Rafard e da Abaçaí durante evento no sábado, 10 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Representantes da Prefeitura de Rafard e da Abaçaí durante evento no sábado, 10 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?