Rafard

Rafard participa do lançamento do programa Internet para Todos

29/01/2018

Rafard participa do lançamento do programa Internet para Todos

Prefeito Uil Maia, Ministro Gilberto Kassab, vereadro Paulo Campos e vice-prefeito Carlos Bueno durante lançamento (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | No dia 12 de janeiro, o prefeito de Rafard, Ilson Donizete Maia, o vice, Carlos Roberto Bueno, e mais 50 prefeitos de cidades da região participaram do lançamento do Programa Internet para Todos. O anúncio foi feito em Leme, pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social.

“Hoje, 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente, enquanto 30% não tem acesso à rede, o que dá 60 milhões de pessoas. Desse total, pelo menos 20 milhões são pessoas que tem um celular, mas não podem usá-lo onde moram e serão beneficiadas diretamente por esse programa”, destacou o Ministro.

A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio do ano passado é o primeiro equipamento brasileiro de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo federal, por meio de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa. A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos.

“Este projeto de inclusão digital é muito importante para que todos tenham acesso à internet, independentemente da situação financeira ou de sua localidade. Esta parceria será muito bem vinda para nossa cidade”, comemorou o prefeito Uil Maia.

A partir de agora, o município interessado em participar do programa deve encaminhar um ofício ao MCTIC solicitando a adesão. Depois, a prefeitura receberá o termo de adesão e indicará as localidades escolhidas.

Caberá ao município selecionar um terreno na localidade para a instalação de uma antena pela empresa de internet credenciada para prestar o serviço. Além de garantir a segurança desse terreno, a prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que essa antena vai consumir. A prefeitura deverá ainda encaminhar um projeto de lei à câmara de vereadores para isentar essa operação da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS).

Segundo o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, os municípios podem indicar mais de uma localidade para receber a banda larga do programa Internet para Todos. Também podem sugerir pontos que não estejam na lista divulgada pelo MCTIC. “Inclusive, se algum município não estiver na lista, ele pode se candidatar mesmo assim. Não existe nenhum mecanismo de seleção. Todo município que quiser pode participar do programa. Ele tem apenas que cumprir com as suas obrigações”, ressaltou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?