Rafard

Rafard realiza campanha de busca ativa de tuberculose

O Governo Municipal de Rafard realiza até o próximo dia 17 de novembro, por meio da Diretoria da Saúde, setor de Vigilância Epidemiológica, mais uma Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose.
Os agentes estão realizando questionários sobre tosse e fazendo a identificação de sintomáticos respiratórios. De acordo com o setor também estão sendo realizadas coletas de baciloscopia bem como a sensibilização da população para o problema.
“Temos alguns casos em nosso município e estamos trabalhando para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico para um tratamento mais eficaz,” registrou Celso Cerezer, Chefe de Divisão de Vigilância Sanitária.

Saiba Mais
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.
A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.
(fonte: http://www.brasilescola.com/doencas/tuberculose.htm)
O Setor de Vigilância Sanitária de Rafard informa que as pessoas que apresentarem os sintomas relacionados devem procurar a Unidade Mista de Saúde para a realização do exame de diagnóstico.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?