DestaquesNotíciasRafard

Rafard realiza testes rápidos e gratuitos de hepatite

Rafard realiza testes rápidos e gratuitos de hepatite
Testes serão realizados no Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Rafard (Foto: Reprodução/Internet)

Tem início neste sábado, dia 20, a campanha do “Julho Amarelo”, voltada a prevenção das hepatites virais: B e C. Durante os sábados, dias 20 e 27, acontece no PACS, os testes rápidos gratuitos, das 8h às 13h.

A ação promovida pelo Governo de Rafard, por meio da Diretoria de Saúde, visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

Essas Hepatites são provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas.

As Hepatites B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado, presente em objetos cortantes (agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos.

Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C. O sexo desprotegido também pode ser um transmissor de hepatites B e C.

Para tal, se faz necessário o teste rápido, que nada mais é que uma espécie de exame de glicose, o qual, por meio de uma agulha fina, retira uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho. De 30 minutos a uma hora sai o resultado.

Caso comprovada a infecção, o paciente recebe a orientação necessária, incluindo o encaminhamento especializado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?