NotíciasRafard

Rafard recebe pluviômetro de leitura automática para monitorar chuvas

09/11/2015

Rafard recebe pluviômetro de leitura automática para monitorar chuvas

Equipamento foi instalado na última quarta-feira, 4, na Escola Municipal Professor Luis Grellet
Pluviômetro foi instalado na Escola Municipal Professor Luis Grellet (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Pluviômetro foi instalado na Escola Municipal Professor Luis Grellet (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | A Prefeitura recebeu na última quarta-feira, 4, um pluviômetro de leitura automática para a Escola Municipal Professor Luis Grellet. O equipamento, adquirido por meio de um convênio firmado com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, emitirá informações online que permitirão à Defesa Civil alertar com mais antecedência a população.
De acordo com o governo municipal, o objetivo do pluviômetro é amenizar e monitorar os riscos de desastres naturais causados pelas chuvas e temporais, oferecendo mais segurança aos moradores. Os cabos da Polícia Militar do Centro de Gerenciamento da Defesa Civil estadual Sandro Diego Navarro e Laércio Gomes da Silva foram responsáveis pela instalação e orientação quanto ao manuseio do equipamento.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros por metro quadrado, a quantidade de chuva durante um determinado tempo e local. Os equipamentos enviam os dados automaticamente e não necessitam de energia elétrica para funcionar. O procedimento foi acompanhado pelo prefeito César Moreira (PMDB) e pelo vice Carlos Roberto Bueno (PPS).
Além deles, também presenciaram a instalação do novo equipamento o coordenador da Defesa Civil de Rafard, Márcio Jacob Hessel, o agente municipal Júlio César de Oliveira, a diretora de Educação, Rejane Vasconcelos Marretto, e a diretora do Grellet, Cristiane Pelegrini Rossi. Segundo Jacob, o pluviômetro permitirá antecipar as ações e prevenir a população quanto aos riscos de desastres naturais.
“Nós da Defesa Civil estamos realizando constantes trabalhos de orientação e prevenção dos danos causados por possíveis temporais (vendavais e alagamentos), por meio de monitoramentos realizados por estações meteorológicas, sites oficiais e redes sociais”, conta. “Esse procedimento já é visando o início da Operação Verão, que começa no final de novembro e termina em meados de abril.”
Jacob explica que a situação de emergência deve ser declarada quando forem marcados 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O prefeito César Moreira disse que o objetivo da Prefeitura é zelar pela segurança dos rafardenses. De acordo com ele, várias ações estão sendo realizadas a fim de proporcionar mais segurança aos munícipes, e o pluviômetro será importante nos próximos meses.
“Para aqueles que vivem em áreas de inundação, nós estamos buscando firmar um convênio para iniciarmos novos programas habitacionais, visando garantir melhores condições de moradia a eles”, cita. “Em relação ao pluviômetro, que possui um sistema digital e de leitura direta (online), a conquista será importante para alertar a população e evitar problemas causados pela grande quantidade de chuva.”
Segundo a Prefeitura, a escola onde o equipamento está instalado foi escolhidoapela Defesa Civil do Estado de São Paulo por ser uma área descoberta e sem obstáculos, como árvores e prédios, que poderiam interferir na quantidade e leitura da chuva captada, além de possuir sinal 3G. O aparelho está em um local onde as crianças não têm acesso, portanto, não comprometerá a segurança dos alunos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?