NotíciasRafard

Rafard recebe Relatório de Setorização de Risco

14/09/2015

Rafard recebe Relatório de Setorização de Risco

 Documento foi elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e contém o mapeamento de áreas de alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações
setorizacao-de-risco-rafard
Relatório foi entregue na presença de autoridades municipais e de segurança (Foto: Divulgação/Pref. Rafard)

RAFARD | O secretário-chefe da Casa Militar, José Roberto Rodrigues de Oliveira, que também é coordenador estadual de Defesa Civil, entregou ao prefeito César Moreia (PMDB) na sexta-feira, 4, em visita ao gabinete rafardense, o Relatório de Setorização de Risco. As cidades de Leme e Iracemápolis também receberam o documento, que contém o mapeamento de áreas de alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rafard, Márcio Jacob Hessel, o relatório aponta que foi identificada uma área de alto risco de inundação no bairro conhecido como Bate Pau, sobretudo nas ruas João Quagliato e Independência. “Esse relatório é bastante importante para o município, pois permite ações mais precisas de prevenção e planejamento em caso de inundação”, diz.

A Lei nº 12.608/12 institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com ela, compete ao município identificar e mapear as áreas de risco de desastre e aos Estados identificar e mapear as áreas de risco, bem como realizar estudos de identificação de ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades, em articulação com a União e os municípios.

Assim, uma das ações da Defesa Civil estadual é investir recursos em instrumentos de identificação de risco, de forma complementar à atuação municipal, que são realizados, dentre outros órgãos técnicos, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A setorização de áreas de risco facilita a atuação da Defesa Civil local e possibilita melhor monitoramento das áreas que merecem mais atenção em períodos de fortes chuvas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que para a setorização são utilizados os critérios dos riscos que variam de alto a muito alto, sendo R3, que significa risco alto, e R4, que quer dizer risco muito alto. Aos municípios fica a responsabilidade de atualizar o material e o congelamento dessas áreas, por meio de fiscalização, para que o problema não se agrave.

Ainda segundo o órgão, além de realizar mapeamentos e setorizações, o estado subsidia as 645 cidades por meio de previsão meteorológica diária, levantamento de índices pluviométricos, realização de vistorias de campo em áreas de risco (quando requisitados pelos municípios) e distribuição de materiais para prevenção, como pluviômetros manuais e kits estiagem, além de assistência humanitária.

Pedidos

Na oportunidade, o prefeito César Moreira entregou ao secretário-chefe um ofício solicitando um convênio de curso voltado a crianças e adolescentes da cidade. O objetivo, segundo ele, é conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção de riscos e da possibilidade de ação coletiva em caso de desastres. O pedido foi logo aceito por José Roberto Rodrigues de Oliveira, que irá enviar um game para ser trabalhado.

“Fiquei feliz porque, na mesma hora que entregamos o ofício, o secretário se comprometeu conosco na disponibilização de um curso, tipo game, para ser instalado nas escolas, instituindo uma cultura de prevenção com alertas dos principais riscos”, conta Moreira. Ainda de acordo com ele, Oliveira também prometeu instalar em Rafard, ainda neste ano, quatro pluviômetros: um de leitura automática e três de leitura manual.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?