Rafard

Rafard recebe show do projeto Violas do Brasil

16/03/2018

Rafard recebe show do projeto Violas do Brasil

Espetáculo terá início às 20h, no pátio da Prefeitura de Rafard (Foto: Divulgação)

RAFARD | No dia 17 de março, sábado, a cidade de Rafard receberá um show especial do projeto Violas do Brasil, apresentado pelo músico João Ormond acompanhado por grandes violeiros. O grupo trará a história da viola caipira do chamado “cinturão caipira brasileiro” por meio de músicas regionais e composições próprias. A apresentação acontece às 20h, no Pátio da Prefeitura de Rafard – Praça da Independência, 100, Centro. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

O show vai reunir também violeiros da cidade, convidados para se apresentarem durante o evento. O grupo Sempre Jovem da Terceira Idade também participa.

A moda de viola é uma das expressões musicais brasileiras mais conhecidas e apreciadas, principalmente no interior do estado de São Paulo. Por isso, o projeto pretende homenagear esse estilo musical levando até a população apresentações gratuitas com grandes clássicos da viola, interpretados por João Ormond e seus convidados, mesclados a músicas de autoria do violeiro.

O espetáculo Violas do Brasil é montado com a união dos ingredientes musicais do chamado “cinturão caipira brasileiro”, formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Esses estados são conhecidos pelo nascimento da moda de viola no Brasil e cada um deles desenvolveu esse estilo musical de forma diferente, com características únicas. A apresentação irá contextualizar cada um dos estilos de viola, com músicas características e contação de causos sobre as particularidades desses estados. Com isso, o projeto pretende apresentar as influências dessas regiões na construção de uma identidade nacional da viola.

“A Raízen tem como foco investir em projetos de educação e cultura nas regiões. Projetos como esse contribuem para o desenvolvimento sociocultural dos expectadores e são significativos para informar aos jovens questões importantes sobre o processo de amadurecimento e, assim, torná-los adultos mais seguros”, afirma o gerente administrativo da Raízen, Luiz Carlos Lucatelli.

O Violas do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por intermédio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Rafard e patrocínio da Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil.

Espetáculo terá início às 20h, no pátio da Prefeitura de Rafard (Foto: Divulgação)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?