DestaquesRafard

Rafard retorna com as Sessões do Legislativo

A Câmara Municipal de Rafard retornou as atividades normais na terça-feira (2) com a 1ª Sessão Ordinária do ano. Na pauta da Ordem do Dia foram votados, em bloco, e por unanimidade, 10 requerimentos encaminhados ao Executivo. A autoria dos mesmos foi dos vereadores Luís Fernando Zape, com seis requerimentos, Ernesto Brigati, com outros dois e Alaércio Scarso, com mais dois. Outras 19 indicações foram apresentadas na sessão e seguem para apreciação do governo municipal.

Também deu entrada a 1ª Moção de Congratulação do ano. A autoria é do vereador Rogério Dias Rodrigues, que indica para receber a homenagem, Marcus Marcelus Bueno, consultor de negócios da CPFL, em ocasião do trabalho desenvolvido em Rafard. A moção será votada na próxima sessão ordinária.

Tribuna Livre

Sete, dos nove vereadores da Casa fizeram uso da Tribuna Livre. Confira o resumo:

Doca (Foto: Wanderley Alves)
Doca (Foto: Wanderley Alves)

Doca

O primeiro foi o vereador Antônio Ferreira Brito (Doca), que falou sobre a necessidade de um reservatório de água no bairro Lurdes Abel.

Doca também citou o bairro Itapeva, comentando sobre a urgência na solução do problema de água potável, e solicitou, ainda, o mapeamento da distribuição dos lotes no bairro.

Marcelo da Silva (Foto: Wanderley Alves)
Marcelo da Silva (Foto: Wanderley Alves)

Marcelo

O vereador Marcelo da Silva falou sobre a limpeza feita no ponto de ônibus na parte baixa da Popular. Também citou o abastecimento de água em Itapeva e as reclamações dos moradores do bairro Lurdes Abel. Entre as necessidades, está a poda dos galhos de árvores entre os fios da rede elétrica. Para isso, Marcelo afirmou que irá solicitar providenciais da CPFL.

Rodolfo Minçon (Foto: Wanderley Alves)
Rodolfo Minçon (Foto: Wanderley Alves)

Rodolfo

O próximo na tribuna foi o vereador Rodolfo Minçon. Ele falou sobre a distribuição do kit escolar na rede municipal de Educação e descreveu os investimentos na Saúde. Minçon também ressaltou a doação de fresa para manutenção das estradas rurais, uma conquista junto à Concessionária Rodovias do Tietê.

O vereador cobrou providenciais no pagamento do dissídio atrasado dos funcionários públicos municipais e anunciou a vinda de recursos federais. Segundo ele, são R$ 50 mil para a compra de duas motocicletas para a Guarda Civil Municipal, além disso, o Executivo deve adquirir, com recursos próprios, outro veículo, para a mesma finalidade, no valor de R$ 90 mil.

Pedrinho da Rosa (Foto: Wanderley Alves)
Pedrinho da Rosa (Foto: Wanderley Alves)

Pedrinho

As lombadas voltaram a ser assunto na primeira sessão do ano. O vereador Pedro Reinaldo Rosa pediu providenciais para que seja refeita a lombada em frente ao antigo Posto Rossi. Ele também denunciou atos de vandalismo e tentativas de furtos no bairro São Francisco, além da quebra de lâmpadas com estilingue.
Pedrinho também citou Itapeva, no que se refere às ligações de energia elétrica e solicitou poda de galhos de árvores que estão entre os fios da rede elétrica em vários pontos da cidade.

Luis Fernando Zape (Foto: Wanderley Alves)
Luis Fernando Zape (Foto: Wanderley Alves)

Zape

Já o vereador Luís Fernando Zape comentou sobre a lama, que em dias de chuva, invadem as casas do bairro Lurdes Abel, que ficam próximas ao barranco. Falou, ainda, sobre os resultados positivos do trabalho da Diretoria Municipal de Educação para a retomada das aulas e indicou um estudo do número de vagas de creche no município.

Outro item citado pelo vereador é a inclusão de Rafard no Programa do Governo Federal de Linha de Crédito e Regularização Fundiária, que pode beneficiar famílias que residem em áreas como Itapeva.

Ernesto Brigatti (Foto: Wanderley Alves)
Ernesto Brigatti (Foto: Wanderley Alves)

Brigati

Ernesto Brigati relatou as condições da Praça da Bandeira, com excesso de lixo e falta de cuidados. Além disso, pediu providências da Vigilância Sanitário quanto a proliferação de caramujos na cidade.

Com vídeos da cidade de Macaubal, Brigati falou sobre a necessidade de um projeto de arborização em Rafard.

Pastor Rogério (Foto: Wanderley Alves)
Pastor Rogério (Foto: Wanderley Alves)

Pastor Rogério

O último a usar a tribuna livre foi o vereador Rogério Dias Rodrigues. Ele agradeceu o serviço de iluminação na Praça do Coração e cobrou o mesmo serviço nas outras praças da cidade.

O bairro Sete Fogões foi lembrado pelo parlamentar, que solicitou a limpeza do bairro. Já para o bairro Jardim Ana, Rogério cobrou a colocação de placas com nomes das ruas.

Para finalizar, Pastor Rogério pediu atenção do setor de Trânsito nas rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência, principalmente na rua Maurício Allain.

Próxima sessão

Em Rafard, as sessões são quinzenais. A próxima acontece no dia 17 de fevereiro (quarta-feira), um dia após o Carnaval.

Devido à pandemia do coronavírus, as reuniões são restritas aos vereadores, funcionários da casa e imprensa, mas as sessões podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal do Legislativo no Youtube e também na fanpage oficial do Jornal O Semanário no Facebook, sempre às 20h.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?