DestaquesRafard

Rafard segue outras cidades do interior e cancela Carnaval 2022

Acompanhando a decisão de outros municípios do interior de São Paulo, o prefeito de Rafard, Fábio dos Santos, anunciou na última quarta-feira (24), que não haverá programação de Carnaval na cidade em 2022.

Ao lado do vice-prefeito, Wagner Bragalda, o chefe do Executivo justificou, que apesar de o município viver, hoje, situação relativamente tranquila no enfrentamento da pandemia e poder fixar uma agenda cultural, questões epidemiológicas impedem a realização do Carnaval, uma vez que é um evento caracterizado por reunir elevado número de pessoas.

“Diferente de outros eventos, o Carnaval é mais complexo para aplicar e fiscalizar as medidas contra a Covid-19”, disse Santos.

Há alguns anos, o Carnaval de rua, com os tradicionais desfiles, deixou de ser tradição em Rafard. Alguns eventos isolados, matinês e apresentações marcavam os dias de folia. O último registro das festividades no município data de fevereiro de 2018.

Embora as taxas de ocupação estejam baixas e os índices da doença registrem melhoras no comparativo com os piores meses da pandemia, na avaliação de alguns gestores municipais, o momento é de cautela.

As prefeituras temem que a folia possa gerar uma nova onda de contaminação do coronavírus e volte a elevar o número de casos e óbitos.

Na terça-feira (23), a média móvel diária de mortes por Covid-19 no Estado de São Paulo era de 72 pessoas. O valor é 15% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de estabilidade. Já a média diária de casos é de 1.400, valor 33% maior do que o de 14 dias, o que aponta tendência de alta.

Outra justificativa dos gestores é a situação econômica de alguns municípios, que alegam não ter verba para a festa.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, as cidades têm autonomia para decidir sobre a realização do evento e não precisam informar a gestão estadual.

O prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, foi um dos primeiro gestores da região a anunciar o cancelamento do Carnaval. Até o momento, Capivari e Mombuca não se pronunciaram ou divulgaram programações para os dias de folia.

Fim de ano

Por outro lado, nas próximas semanas, Rafard deve anunciar uma programação recheada de atividades para o período natalino.

O primeiro deles já tem programação confirmada e acontece dos dias 3 a 5 de dezembro, com a realização da segunda edição da Feira do Comércio. O evento promete reunir dezenas de comércios da cidade, no Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, localizado na avenida São Bernardo, em frente ao cemitério municipal.

Com o uso obrigatório de máscaras, a Feira também contará com shows musicais. Gilson e Ricardo + Otávio Augusto Viola, Monick Laurence, Banda Akohai e Duo Set já são presenças confirmadas.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?