NotíciasRafard

Rafardense completa quatro meses no Equador

10/01/2014

Rafardense completa quatro meses no Equador

Gabrieli cursa o 3º ano do ensino médio com viagem custeada pelo Rotary
Foto: Arquivo pessoal

RAFARD – A estudante Gabrieli Martimbianco, 17, acaba de completar quatro meses de intercâmbio em San Francisco de Quito, capital do Equador. Ela recebeu a bolsa de estudos “Sebastião Santos Oliveira”, do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club, e embarcou dia 27 de agosto de 2013. Gabrieli foi cursar o último ano do ensino médio no noroeste da América do Sul, após ter feito uma prova e sido selecionada entre jovens de outros clubes pelo Rotary Distrito 4310.

“Não sabia o que me esperava, como seria o intercâmbio, mas não estava com medo. Sentia apenas um aperto no coração, pois estava deixando para trás pessoas que gosto muito”, expõe a jovem, que ao chegar diz ter encontrado “algo novo”, um estilo de vida diferente e uma família, que a recebeu muito bem. “Aqui tenho um papai, uma mamãe e um irmão, pessoas das quais aprendi a gostar”.

Para a rafardense, o intercâmbio não é fácil, mas vale a pena, porque proporciona experiências únicas. Ela conta que as primeiras semanas em Quito foram difíceis, já que não sabia falar a língua nativa muito bem. No entanto, ao ingressar na escola percebeu que não era a única naquela situação. “Havia acabado de chegar uma francesa e uma alemã, que hoje são minhas melhores amigas aqui”, comenta.

Gabrieli explica que o país é dividido entre serra e costa. “Eu vivo na serra, mas já tive a oportunidade de ir à costa. O Equador é maravilhoso, as paisagens, as tradições, a comida e a cultura. É um país rico em história”, garante a intercambista, que diz sentir falta dos companheiros rotarianos, do carinho da família, dos amigos e de alguém em especial.

“Jamais imaginei que sentiria falta de um simples abraço ou de uma palavra carinhosa. Descobri o quanto valem esses gestos tão pequenos. Mas também sei que o que estou vivendo aqui é produtivo e para meu crescimento pessoal. Nunca deixe de sonhar e de acreditar em seus sonhos. Como o próprio William Shakespeare escreveu, ‘somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos’”, conclui.

O intercâmbio

O Programa de Intercâmbio do Rotary International tem a participação anual de aproximadamente nove mil estudantes, distribuídos entre 82 países. Com mais de 32 mil clubes nacionais e internacionais, uma rede de voluntários patrocina o programa, considerado um dos maiores de intercâmbio de jovens do mundo. O objetivo do projeto se resume em proporcionar conhecimento, desenvolver a capacidade de liderança e qualificar profissionalmente os intercambistas.

Assim, o rotariano tem a possibilidade de exercitar a boa vontade e o entendimento entre as nações, podendo agir como embaixador do país de origem e levar aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens do país hospedeiro mais conhecimento sobre sua nacionalidade. Os coordenadores de intercâmbio do Rotary Club de Rafard estão monitorando Gabrieli e continuarão até que se completem os 12 meses.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?