Receitas

Receita da Semana – Cuca Alemã

Imagem ilustrativa

Quem aí não gosta de saborear uma receita fácil feita em casa? Confira a receita desta semana do jornal O Semanário, que traz, de maneira muito prática, como fazer a Cuca Alemã.

Este bolo doce alemão chegou ao sul do Brasil pela mão dos imigrantes alemães e, por ser preparada com ingredientes tão simples como farinha, manteiga e açúcar, rapidamente se tornou um sucesso!

Confira abaixo como fazer cuca alemã e prepare para o seu lanche – ela vai muito bem com um café em dias frios e chuvosos!

Ingredientes

Cuca: 300g (3 xícaras médias) de farinha de trigo, 120g (1 xícara média) de açúcar refinado, 1 pacote de fermento biológico seco, água morna, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de nata, 1 pitada de sal, canela em pó a gosto, noz moscada em pó a gosto.

Farofa: 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de manteiga, canela em pó a gosto, noz moscada em pó a gosto

Preparo

Cuca: Misture 1 colher de farinha, 1 colher de açúcar e o pacote de fermento, coloque 1 xícara de água morna, misture bem e deixe descansando por uns 15 minutos para ativar o fermento. Em uma bacia média, misture o ovo com a nata e o restante da farinha e do açúcar. Acrescente o fermento ativado, uma pitada de sal nas beiradas, uma pitada de canela e noz moscada. Misture a massa com as mãos para dar o ponto. Ela não pode ficar muito mole e nem dura e seca. O ideal é que esteja grudando na mão, mas que não esteja líquida. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Polvilhe uma mesa com farinha e abra a massa. Dê mais uma sovada colocando farinha para ajudar e então estique a massa. Coloque o recheio de sua preferência e enrole puxando a massa das pontas para o meio. Coloque em uma forma untada com óleo e leve mais uma vez para crescer.

Farofa: Misture todos os ingredientes (açúcar, farinha, canela, noz moscada e manteiga) até formar uma farofinha e coloque sobre a cuca. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 35 – 40 min. Faça um teste com um palito: se a massa estiver sequinha, a cuca está pronta.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar