Receitas

Receita de Charlotte de damasco e figo

E tem receita internacional pintando na área, diretamente de São Petesburgo, na Rússia. Você já comeu uma charlotte?

Não, então hoje você vai apresentar a fazer uma receita de Charlotte de damasco e figo, para depois saborear com a família ou amigos.

Ingredientes

Cobertura: 100 g de damascos, 2 colheres (sopa) de açúcar.

Charlotte: 24 biscoitos tipo champanhe, 3 claras, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de damascos secos (cerca de 150 g), 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de leite, 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g), 6 figos frescos descascados e fatiados (cerca de 300 g).

receita-charlote-de-damasco-e-figo
Charlotte de damasco e figo (Foto ilustrativa)

Preparo

Cobertura: Em uma panela, coloque os damascos e o açúcar com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo para ferver por cerca de 5 minutos, para amolecer e hidratar. Retire do fogo, espere amornar e bata tudo no liquidificador até obter um purê homogêneo. Reserve.

Charlotte: Corte uma das extremidades de cada um dos biscoitos (para que fiquem retas) deixando-os com cerca de 8 cm de comprimento. Em seguida, distribua os biscoitos em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) forrando toda a lateral, posicionando-os com a parte cortada voltada para a base da forma. Reserve.

Em uma panela média, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos. Tire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar as claras. Transfira a mistura para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve.

Em um recipiente, misture os damascos com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo para ferver por 2 minutos, para hidratá-los. Escorra a água, espere amornar e coloque-os em um liquidificador junto com o leite condensado e o leite. Bata bem.

Em um recipiente à parte, dissolva a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Então, junte a gelatina à mistura do liquidificador e bata mais um pouco, até ficar homogêneo. Transfira a mistura para um recipiente grande e adicione aos poucos o merengue reservado, misturando delicadamente até incorporar tudo.

Despeje o creme cuidadosamente na forma reservada, distribua os figos por cima e espalhe a cobertura reservada.

Leve à geladeira por cerca de 4 horas para firmar. Retire, desenforme sobre um prato, decore com um laço e leve à mesa para servir.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET
>>JADE