Leondenis Vendramim

Reformas

28/01/2017

Reformas

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Reforma é semelhante a uma fruta intragável para uns e saborosa para outros. Reforma significa dar nova forma, aparência nova, mudança. Não quero cogitar aqui sobre o movimento religioso, restringir-me-ei aos conceitos mais etimológicos. Reformar a casa ou uma veste, ou obter um novo visual fisionômico, traz alegria. Mas às vezes, a reforma traz no seu bojo amargura.
Há muito se clama e se apregoa por reformas no Brasil: reformas política, do INSS, financeira, e outras. O país passa por presságios preocupantes, incertezas, angustias e temor do amanhã. É histórica, desde a colonização e independência, a fraude, a desonestidade, o enriquecimento de uma classe menor estrebuchando sobre os menos favorecidos. Vivemos à semelhança dos franceses pré-revolução quando os “nobres e os clérigos”, os políticos viviam nababescamente e os pobres eram oprimidos, aqueles roubavam e fraudavam, estes pagavam pelo desgoverno.
O Brasil era tão rico, “onde tudo o que se planta dá”, que tem resistido heroicamente às fraudes cada vez mais ousadas e vultuosas aviltando a moral do povo brasileiro. Assim caminha nosso esbulhado e pilhado Brasil! Não conseguimos, por mais que esquadrinhemos todos os delitos que nós brasileiros temos vivenciado. Um país que tem sua presidenta cassada, o vice mencionado pela Lava-jato, o presidente da Câmara dos Deputados cassado, o presidente do Senado réu, vários senadores, deputados, ministros, altos funcionários, empresários, presos, uma turma ainda a ser julgada, “não é um país sério”.
A cada dia vereadores e prefeitos são presos. Grande parte dos juízes está corrompida. A Saúde é de adoecer! Enfermos se acumulam pelos corredores de hospitais (quando encontram vagas), mesmo os planos de saúde (pagos) aumentam além da inflação fazem seus pacientes esperar meses por consulta com especialista. A Educação brasileira é a “Douta Ignorante”. Em comparação com outros 69 países aferidos pela OCDE o Brasil ocupa o 63º lugar em Ciências; 59º em leitura; 65º lugar em matemática. São 15 anos sem melhora na educação nacional. Só oito estados progrediram, com destaque para o Estado do Espírito Santo e Amazonas. São Paulo estagnou, (é o 5º colocado entre os estados brasileiros – uma vergonha!).
Mais de 70% dos estudantes brasileiros não chegaram a alcançar o nível básico e mínimo de conhecimento para exercer a cidadania. É muito triste!. Um olhar crítico mostra que faltam professores, há pouquíssimos laboratórios, fortuitas visitas a museus e zoológicos, quase inexistente interesse pelo aprendizado e pelo magistério. O salário e o status do professor são de longe inferiores a de outros profissionais com a mesma formação escolar e uma das carreiras mais estafantes. É urgente a necessidade de o governo fazer uma ingente reforma no ensino. Foi a educação que levou países de menor expressão como Cingapura, Japão, México, Índia, Estônia, Hong Kong galgarem melhor poder aquisitivo e melhor cultura mundial do que o Brasil. É ainda a educação que poderá combater a imoral corrupção brasileira.
Estamos num caos estrutural administrativo. O presidente do Senado Renan Calheiros, há muito vem sendo investigado em vários inquéritos e agora se tornou réu pelo crime de peculato. Segundo a Constituição deveria ser afastado do cargo. O ministro Marco Aurélio Mello o destituiu. Renan por sua vez não recebeu a intimação e se fixou no poder. O STF se enfraqueceu? Criou-se uma crise institucional. Renan ficou no poder porque o STF votou (um jeitinho brasileiro) que ele poderia continuar como senador e como presidente do Senado, mas não ser sucessor do presidente da República. Como alguém pode ser corrupto para ser presidente do Brasil e não para ser presidente do Senado? A Profª Eloisa Machado, especialista em Supremo diz que Renan e os ministros colaboram para a instabilidade. Para o cientista político Carlos Melo, é um colapso estrutural muito grave. ‘O nosso sistema político deixou de funcionar’ Folha de S. Paulo, 7/12/2016.
A corrupção parece fazer parte do DNA dos brasileiros, não há assepsia que evite a contaminação do caráter nem procedimento cirúrgico que a extirpe. Somente Deus poderá nos purificar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?