Região

Região Metropolitana de Piracicaba – mais uma etapa vencida

Foto: Divulgação

A audiência pública Piracicaba para a criação da Região Metropolitana de Piracicaba foi realizada neste sábado (08/05), no auditório da Acipi – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba com a participação do Vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, dos 25 Prefeitos das cidades participantes (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro), Presidentes das Câmaras de Vereadores e demais autoridades e representantes convidados.

Foto: Divulgação

As participações também ocorreram por meio da internet, já que a reunião também foi realizada no ambiente virtual. A criação da Região de Piracicaba é uma solicitação do Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) desde 2014 por meio de projeto de Lei. Para o vice-governador Rodrigo Garcia o objetivo da criação da Região é melhorar a qualidade de vida dos municípios de todo o entorno. O estado acaba participando com mais recursos que são direcionados pela própria sociedade e os prefeitos”, destaca Garcia.

A realização da audiência foi a última etapa administrativa para a concretização da RMP. Para o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, a reunião é um fato histórico.

“Trata-se de uma descentralização e empoderamento da região, com participação da sociedade. A região ganha influencia Nacional com foco no desenvolvimento”, afirma Vinholi.

Foto: Divulgação

O prefeito de Piracicaba espera avanço no desenvolvimento de toda região a partir de agora.

“Nada se faz sozinho hoje, não dá pra ser uma ilha de prosperidade num mar de pobreza. Damos um passo a mais e muito importante nesse caminho de crescimento”, conclui Almeida.

O Deputado Roberto Morais que foi o grande articulador para a criação da Região e organizador da audiência demonstrou sua satisfação com os resultados.

“É uma grande realização pessoal e profissional chegar a este momento e ver a Região Metropolitana se tornando realidade. É fruto de trabalho em conjunto de todos os envolvidos.

Quando assumi pela primeira vez como Deputado na Alesp, Piracicaba era muito dependente de Campinas e hoje temos todos os organismos do Estado: Fatec, Ame, Polo automotivo, industrial, Polícia Federal, Deinter, CPI 9, Escola de formação de pilotos do Águia, Helicóptero da PM, Baep, Rodovias duplicadas, Poupatempo, Rodoanel e muito mais.

Estou muito feliz em ver Piracicaba como pólo de uma Região Metropolitana. Sou muito grato ao estado de SP por isso”, reforça Morais.

O projeto agora segue para a apreciação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e após aprovada será implementada imediatamente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?