Opinião

Religião – 90 anos da Paróquia de Rafard

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

No dia 22 de dezembro de 1922, Dom Francisco de Campos Barreto, segundo Bispo de Campinas, criou a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, desmembrada da Paróquia São João Batista de Capivari. A Paróquia foi instalada com a posse do seu primeiro vigário, o Padre Pedro Antonio Ciardella, em 20 de fevereiro de 1923. Como estarei na Itália no dia 22 de dezembro, vamos comemorar os 90 anos da nossa Paróquia no sábado anterior, 15 de dezembro, às 19h30, com bênção da nova torre e das novas instalações feitas em nossa Matriz. As festividades serão precedidas de um tríduo preparatório em cada um dos templos católicos da cidade, onde serão falados temas do Concílio Vaticano II, cujos cinquenta anos estamos celebrando. Após a missa solene, teremos um jantar de confraternização, com música ao vivo.
No dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a madroeira das Américas, às 19h30, na Capela Santo Antônio teremos o início do tríduo com o tema sobre Nossa Senhora de Guadalupe e sobre o Concílio Vaticano II, especialmente a Constituição Lumen Gentium (Luz dos Povos) a respeito da missão da Igreja. No dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, a madroeira contra os males dos olhos, às 19h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida será abordada a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium (Sacrosanto Concílio) sobre a liturgia. No dia 14 de dezembro, dia do carmelita e doutor da Igreja São João da Cruz, às 19h30, na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, será falado sobre a Constituição Dogmática Dei Verbum (Palavra de Deus) sobre a revelação divina. Em cada uma das noites, teremos um diferente conjunto animando a liturgia.
Quem foi Dom Barreto? Dom Francisco de Campos Barreto nasceu em Sousas, Campinas, aos 28 de março de 1877. Foi ordenado padre, na Catedral de São Paulo, em 22 de dezembro de 1900, por Dom Antônio Candido de Alvarenga. Foi vigário em Americana, Sousas e na Paróquia Santa Cruz, hoje Basílica do Carmo, de Campinas. Nomeado, em 12 de maio de 1911, o primeiro Bispo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, foi ordenado bispo por Dom João Batista Correia Nery, na Catedral de Campinas. O lema episcopal de Dom Barreto era: Dominus regit me (O Senhor me rege). Em 30 de junho de 1920 foi transferido para Bispo de Campinas. Dom Barreto foi o fundador das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Deixou uma obra notável nos mais de vinte e um anos como Bispo de Campinas. Faleceu em 22 de agosto de 1941.
A Paróquia tem a missão de ser elemento de animação na vida das pessoas, anunciando e testemunhando Jesus Cristo. Não existe católico autônomo, pois ele deve estar inserido em uma comunidade. No caso da área urbana de Rafard, deve pertencer a uma das comunidades: Matriz, Santo Antônio ou Nossa Senhora Aparecida. As três comunidades urbanas, mais a comunidade rural São José, formam a Paróquia N. Sra. de Lourdes, que faz parte da Região Pastoral de Capivari (conjunto de sete paróquias, envolvendo as cidades de Rafard, Capivari, Mombuca, Saltinho e Rio das Pedras) que, por sua vez, integra a Diocese de Piracicaba, que é uma das seis dioceses que formam a Província Eclesiástica de Campinas, que faz parte do Regional Sul-1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A devoção a Nossa Senhora de Lourdes tem sua origem nas dezoito aparições de Nossa Senhora a Bernadete Soubirous, uma adolescente de catorze anos, na Gruta de Massabielli, na cidade de Lourdes, no sudoeste da França, no período de 11 de fevereiro a 16 de julho de 1858. Em 25 de março, Nossa Senhora declarou à Bernadete: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Muitos milagres se deram e continuam acontecendo através do uso da água que brotou de uma fonte cavada por Bernadete a mando de Nossa Senhora. A festa de Nossa Senhora de Lourdes, madroeira da paróquia e da cidade de Rafard, é celebrada em 11 de fevereiro, quando também é feriado local. A nova torre e a parte externa da Matriz foram propositadamente pintadas nas cores das vestes de Nossa Senhora de Lourdes: branco e azul.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?