Geral

Religião – Ano da Fé

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

O Papa Bento XVI abriu no último dia 11, no Vaticano e na comemoração dos 50 anos do início do Concílio Vaticano II e dos 20 anos do lançamento do Catecismo da Igreja Católica, o Ano da Fé, que vai até a festa de Cristo Rei, em 24 de Novembro de 2013. Em 1967, na celebração dos 1900 anos do martírio de São Pedro e de São Paulo, o Papa Paulo VI também convocou um Ano da Fé, convidando toda a Igreja a crescer na fé que nos foi transmitida pelos Apóstolos.
O Concílio Vaticano II foi convocado pelo Papa João XXIII para arejar a nossa Igreja, mas foi o Papa Paulo VI quem encerrou o Concílio, a 8 de dezembro de 1965, e quem o implementou em boa parte de seus ensinamentos. O Papa Bento XVI, no discurso à Cúria Romana de 22 de dezembro de 2005, nos ensina que “… Se o lermos e recebermos guiador por uma justa hermenêutica, o Concílio pode ser e tornar-se cada vez mais uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja”.
O Catecismo da Igreja Católica é orientação segura para todos os que desejam conhecer e seguir a doutrina de Jesus Cristo conforme os ensinamentos oficiais de nossa Igreja. Demorou muitos anos para ser elaborado, mas assumiu os ensinamentos do Concílio e colocou-se em uma linha de conhecimento mútuo com os crentes de outras religiões. Seus ensinamentos se resumem nos artigos da profissão de fé mais comum: o Credo de nossas missas.
Iniciado no último dia 7, estamos acompanhando o Sínodo dos Bispos que se desenvolve no Vaticano até o próximo dia 28 e tem por tema principal” A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Os Bispos Brasileiros escolheram em sua última assembleia, realizada em Aparecida, quatro bispos para representa-los no Sínodo: Dom Odilo, de São Paulo, Dom Geraldo Lírio, de Mariana, Dom Sérgio da Rocha, de Brasília, e Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB. O Papa nomeou Dom Beni, de Lorena, para também participar do Sínodo.
A fé é sempre dom de Deus, mas ela precisa ser desenvolvida, através dos testemunhos de pessoas que viveram antes ou vivem ao nosso lado. O Santo Padre na Carta Apostólica “Porta Fidei: Porta da Fé”, lançada em 11 de Outubro de 2011 e onde ele convoca o Ano da Fé fala que este ano deve suscitar em cada fiel “o anseio de confessar a fé plenamente e com renovação convicção, com confiança e esperança”. A Carta Apostólica foi também lançada no dia 11 de Outubro de 2011 e nela o Papa escreve que o Ano da Fé deverá ser “uma ocasião propícia também para intensificar o testemunho da caridade”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?