Geral

Religião – Festa de Nossa Senhora Aparecida

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Mais uma vez celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida. A devoção a Nossa Senhora Aparecida tem sua origem, em outubro de 1717, na pesca da imagem de Nossa Senhora da Conceição por três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, no Rio Paraíba. Os pescadores tentaram pescar em vários lugares, mas não conseguiram peixe algum. No Porto de Itaguaçu João Alves lançou a rede e tirou o corpo de uma imagem. Logo mais abaixo lançou novamente a rede e tirou a cabeça da imagem. Colaram a cabeça ao corpo da imagem e daí os três pescadores viram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem era de terracota e tinha 39 centímetros de altura. Depois de muitos anos, em 1732, Felipe deu a imagem, que começou a ser chamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para seu filho Atanásio, que construiu um oratório no qual colocou a imagem.
Os parentes e vizinhos de Atanásio Pedroso rezavam diante da imagem e milagres começaram a acontecer, espalhando rapidamente sua fama. Afluindo muitas pessoas, o Vigário de Guaratinguetá fez construir uma Capela, inaugurada em 26 de julho de 1745. Com o aumento do número de devotos foi construída uma igreja maior, inaugurada em 8 de dezembro de 1888 e hoje conhecida como Basílica Velha. Em 8 de setembro de 1904, Nossa Senhora Aparecida foi coroada Rainha do Brasil e em 16 de julho de 1930 o Papa Pio XI declarou oficialmente Nossa Senhora Aparecida como madroeira do Brasil. Em 1952 iniciou-se a construção da Basílica Nacional, solenemente dedicada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980. Em agosto de 1967, o Papa Paulo VI concedeu à imagem milagrosa a Rosa de Ouro, o mesmo acontecendo em maio de 2007, quando da visita do Papa Bento XVI.
Aqui em Rafard, como sabem, temos a Capela Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Popular. Os festejos serão iniciados na próxima terça-feira, dia 9 de outubro, com missa, às 19h, presidida pelo Pe. Renato Lucchi, antigo pároco de Rafard. Depois da missa teremos quermesse, com música ao vivo, a cargo da Rádio R. No dia 10, às 19h, teremos a missa presidida pelo Pe. Luiz Carlos Caroni, com quermesse, às 20h. No dia 11, a missa será às 19h, presidida por mim, e seguida de quermesse. No dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, teremos duas missas solenes. A primeira, às 9h30, concelebrada pelo Pe. Luiz Talassi e com batizados e coroação da imagem pela Rainha e pelo Rei da festa; a segunda, após a carreata às 17h30, saindo da frente de nossa Matriz. Também no dia 12, teremos, às 11h, a bênção e entrega do Bolo de Nossa Senhora Aparecida e a venda de pastéis, salgados e cuscuz.
Ainda no dia 12, teremos quermesse, a partir das 19h. No dia 13, sábado, a missa será na Capela Aparecida, às 19h, seguida de quermesse. No domingo, dia 14, a missa, transmitida pela Rádio R, será às 8h. As missas das 9h30 e das 19h30 serão na Capela Santo Antônio. Na tarde desse domingo, a partir das 15h, teremos o Bingo beneficente. As crianças e os adolescentes da Catequese estão vendendo os votos para o concurso do Rei e da Rainha da festa, a R$ 1,00 cada voto, e quem comprar concorre a um aparelho de DVD pela Loteria Federal do dia 13 de outubro. O resultado da festa será aplicado nas obras da reforma de nossa Igreja Matriz. Convido todos e todas a participarem desses festejos. Convidem também seus familiares e amigos, pois na festa da mãe os filhos e filhas não podem faltar. Agradeço as equipes que estão preparando esta festa, tanta na parte religiosa quanto na social.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?