Geral

Religião – Mensagens da Quaresma

Padre Antonio Carlos D'Elboux

A Quaresma engloba quarenta dias de preparação para a Semana Santa, contendo cinco domingos. Ela inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, onde o Evangelho convida-nos para participarmos deste tempo de penitência, através do jejum, da maior intensidade na oração e da solidariedade com os menos favorecidos, notadamente por meio das esmolas. As Cinzas demonstram a humildade para acolhermos a Palavra de Deus e o compromisso de vivenciá-la de forma mais intensa neste período litúrgico, onde muitas famílias comparam suas vidas à luz da Palavra de Deus.
O primeiro Domingo da Quaresma convida-nos a vencermos as tentações, baseado nas tentações que o demônio fez a Jesus. Precisamos superar as tentações do poder, do ter cada vez mais e do orgulho em querer ser mais que os outros. A proposta da Quaresma é ajudar-nos a vencer as tentações normais de qualquer ser humano e que também atingiram Jesus enquanto homem. Todos sofremos as mais diferentes tentações, mas Deus sempre nos dá sua graça para que consigamos superá-las. Como Jesus, nós também podemos vencer as tentações.
O segundo Domingo da Quaresma mostra-nos a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor, diante de três apóstolos, Pedro, João e Tiago, e na qual Moisés e Elias conversam com Jesus sobre a morte que ele vai brevemente enfrentar. Moisés e Elias representavam a Lei e os Profetas do Antigo Testamento. Os três apóstolos representavam o Novo Testamento. Jesus é o centro da Bíblia Sagrada, e na Transfiguração deu uma prova da sua divindade e a voz vinda da nuvem disse claramente aos apóstolos que escutassem o que Jesus falasse.
No terceiro Domingo da Quaresma o centro da Liturgia da Palavra é o Evangelho da Samaritana. Jesus que se aproxima do Poço de Jacó e dialoga com a mulher samaritana para quem pede de beber. Diante da argumentação que os judeus e samaritanos não se davam, Jesus mostra que ele tem poder de dar a água com a qual não se sentirá mais sede, afirmando que ele é o Messias, o Salvador esperado, a água viva para todos. Como a samaritana, nós também queremos beber da água que Jesus nos dá e que sacia nossa sede para sempre.
No quarto Domingo da Quaresma meditamos o Evangelho da cura do cego de nascença. Em Jericó, Jesus, em dia de sábado, liberta a cegueira daquele homem que deposita sua fé nele e vai se lavar na piscina de Siloé. Jesus é quem nos liberta de todas as cegueiras da vida, sendo luz para nossa caminhada. Sempre quando Jesus realiza algum milagre, ele o faz para que as pessoas creiam que ele é o Filho de Deus. Neste período quaresmal queremos pedir a Jesus que nos liberte da cegueira que não nos deixa ver as coisas boas na vida dos irmãos e das irmãs.
O Evangelho do quinto Domingo da Quaresma tem por tema Jesus que ressuscita seu amigo Lázaro, irmão de Marta e Maria. A ressurreição de Lázaro é uma antevisão da ressurreição de Jesus, ponto máximo da Semana Santa. Que o tempo da Quaresma ajude-nos a bem nos prepararmos para a Páscoa, passando de uma vida de pecados para uma vida na graça de Deus. Que a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem por tema “Fraternidade e Juventude”, nos ajude a apoiar e incentivar os jovens para que participem ativamente na transformação de nossa sociedade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?