Geral

Religião – Os valores em nossa sociedade

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

A palavra valor, a primeira vista, parece de fácil compreensão, mas depois apresenta-se nebulosa e difícil. Ela possui três significados principais: econômico, ético, ontológico. Valor econômico é o dinheiro; valor ético é a virtude com que se enfrenta os perigos graves e realiza grandes empreendimentos; valor ontológico é a qualidade pela qual uma coisa possui dignidade e se torna digna de estima e respeito.
Os valores absolutos e perenes da verdade, da bondade, do ser, do amor, da vida, da justiça e da honestidade não brilham tanto em nossa sociedade. Vivemos ainda sob a “lei de Gérson”, onde cada um ou cada grupo procura tirar vantagens da situação em proveito próprio. Somos nós que estamos matando tais valores e somos nós quem devemos ressuscitá-los.
A vivência de valores precisa ser cultivada, pois nossa sociedade tem mais necessidade do alimento do espírito, que são os valores perenes, do que do pão material, apesar dele ser escasso para muitas pessoas. Deus é o fundamento último de todos os valores e valor absoluto ele mesmo. O valor subsiste independentemente do fato de ser reconhecido e o que varia não é o valor, mas a percepção do valor.
A hierarquia dos valores tem alguns critérios como duração, indivisibilidade, fundamentalidade, satisfação e grau de relatividade. Os valores são tanto mais elevados quanto mais duram e quanto mais indivisíveis são. Os valores são tanto mais altos quanto mais profunda é a satisfação que eles produzem. Há valores que são relativos e há valores que são absolutos, sendo exemplos os valores morais.
O ser humano pode produzir objetos e coisas, mas não o seu valor. Diante de valores como bondade, justiça, sabedoria, prudência e amor a pessoa se sente mais passiva que ativa, pois são valores que agem nela, provocando-a e estimulando-a. O valor também é subjetivo, por despertar estima e respeito por parte da pessoa. Sem uma educação adequada da faculdade dos valores, perde-se a capacidade de percebê-los.
Quanto mais elevado é o grau de ser que uma coisa possui, tanto maior é seu valor. Deus é o valor supremo, seguido pelos valores econômicos (contribuem para a preservação da vida e a conservação, desenvolvimento, saúde e prazer do corpo), culturais (colaboram para o cultivo, crescimento, elevação da alma ou da mente); e espirituais (favorecem o crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento do espírito).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?