Geral

Religião – São Sebastião

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

No próximo domingo, dia 20, celebramos o dia de São Sebastião, este santo popular em nosso país. Ele é padroeiro do Rio de Janeiro e de tantas outras cidades, e também de mais de 350 paróquias no Brasil. Ele nasceu no sul da França, na cidade de Narbonne, por volta do ano 250, mas ainda pequeno foi com a família para a cidade de Milão e foi introduzido no cristianismo pela própria mãe. Foi soldado romano e serviu os imperadores Maximiano e Diocleciano, como comandante da guarda pretoriana, cuja principal função era fazer a guarda pessoal do imperador. Sebastião viveu em um tempo em que os cristãos eram proibidos pelo imperador romano de confessar que eram seguidores de Jesus Cristo.
Desde o imperador Nero, iniciando em torno do ano 63, os cristãos eram, de tempos em tempos, perseguidos e mortos em Roma e em todo o império por não adorarem os falsos deuses. Como oficial romano, Sebastião tinha acesso às prisões, onde confortava os cristãos e os animava a darem testemunho de Jesus com o martírio e também incentivava outros a se converterem ao cristianismo. Ele foi denunciado ao imperador Diocleciano que ficou furioso em saber que alguém de sua confiança era cristão e condenou-o à morte como traidor. Sebastião foi levado para um bosque dedicado ao deus Apolo e os arqueiros da Mauritânia o flecharam, depois o amarraram a uma árvore e o abandonaram dando-o como morto.
Um grupo de cristãos havia preparado o enterro do mártir e foram buscar seu corpo, mas, para surpresa, as pessoas viram que ele ainda estava vivo. Daí levaram Sebastião até a casa da viúva Irene e cuidaram de suas feridas. Tão logo se recuperou, foi no dia 20 de janeiro, dia consagrado à divindade do imperador e quando ele concedia uma audiência pública a quem quisesse pedir alguma graça ou apresentar alguma queixa diretamente ao imperador, e Sebastião o censurou por sua crueldade para com os cristãos e o admoestou para que abandonasse os falsos deuses e seguisse Jesus Cristo. Furiosamente o imperador o mandou executá-lo na presença de todos e que seu corpo fosse jogado no esgoto da cidade.
Naquela mesma noite um grupo de cristão foi até o local onde o corpo de Sebastião tinha sido jogado para resgatar o corpo do mártir. Como o Rio Tibre estava na vazante, o corpo ficou preso a um ferro e lá o encontraram e levaram para uma catacumba romana, onde o enterraram. São Sebastião foi, logo após sua morte, invocado como protetor contra a peste, a fome, a guerra e todas as epidemias. No ano 680, quando uma peste vitimava a Itália, os fiéis pediram a intercessão de São Sebastião e fizeram um voto de erigir uma Igreja a ele dedicada e a peste cessou imediatamente. Seus restos mortais se encontram na Basílica a ele dedicada, nas Catacumbas de São Sebastião, em Roma.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?