Opinião

Religião

16/10/2015

Religião

Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Denizart Fonseca

“Ensinando a todo homem em toda a Sabedoria” (Col.1:28)

Da troca de informações nascem os entendimentos e chega-se a um divisor comum, á todos beneficiando, é o que nos leva a este rápido comentário. Muito se tem escrito a respeito de religião e de religiões. Todos sabem a origem da palavra, já dada por Cícero: RE = “de novo”, e “LIGARE = “ligar”, ou seja: “ligar de novo a creatura, ao seu Creador ou ao que lhe deu origem”.

No entanto, por necessidade absoluta das creaturas humanas mergulhadas na matéria, as religiões se viram coagidas a adotar meios materiais, que se manifestassem às massas, pela vista, pelo ouvido, pelo olfato, pelo gosto e até pelo tato. Criaram, então, as imagens, os cânticos e as orações, o incenso, a “comunhão” do pão e do vinho, e os “breves” e medalhas, para carregar consigo. A “massa” precisa desses sinais externos que a prendam e a ajudem a concentrar para orar e meditar.

E para regulamentar a crença, foram creados os dogmas; e para delimitar os dogmas foi creado o sacerdócio; e para executar os atos do culto foi creado o ritual.

Temos então dois tipos de religião:
a) “filosófica” ou metafísica (cfr.: “No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião”, Kardec). Discurso publicado na pág.357 da Revista Espírita em 1º. de Novembro de 1868 em Paris.
b) “ritualista” (cfr.: “ O Espiritismo não tem nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção da palavra usual do vocábulo”, id. ib.).

Todo o erro provém, salienta Kardec, de só haver uma palavra para duas coisas diferentes.

Por aí vemos que o chamado “Espiritismo Kardecista” ou “científico” ou “de mesa” está englobado, claramente, na definição de Kardec: Filosofia – Ciência – Religião no sentido filosófico. Todavia, atingindo mais as grandes massas, surgiu a Umbanda, que mantém os princípios: Filosofia – Ciência – Religião Ritualística.

Vemos então, que os dois espiritualismos diferem no aspecto religioso, um aceitando a acepção Filosófica o outro a Ritualística.

Questão de forma, não de fundo. Escreveu Kardec: “O Espiritismo é uma questão de fundo; ligar-se à forma seria uma puerilidade indigna do verdadeiro espírito do Espiritismo, deverão estender-se as mãos e unir-se para combaterem seus inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo” (Revista Espírita -1868, pág. 391).

Deficiências? Há-as em ambos os lados. Onde houver criaturas humanas, aí haverá sempre deficiências. Se não houvesse deficiências nas criaturas, estas não estariam na Terra, mas entre os Anjos…

Cidadania

Aos bons e não aos maus exemplos deveremos seguir, e estaremos colaborando para que um dia, sejamos agraciados com a paz universal, decorrente do respeito, consideração, entendimento, harmonia e amor fraterno entre os homens. O que temos notado há tempos é o oposto. Primeiro porque as pessoas desinteressadas em evoluir espiritualmente não seguindo as sábias palavras e os magníficos exemplos deixados por Jesus, insistem em lutas fratricidas para aumentar seus bens materiais que, sem duvida, aqui ficarão ao morrer.

Outras, demonstrando inexistência ou atraso em todos os tipos de boa educação, prosseguem, egoística e vaidosamente usando e abusando da expressão popular: “venha á nós e ao vosso reino nada!”, como se não necessitasse de nada e de ninguém para sobreviver, presunçosamente esquecendo-se, dos conhecidos ditos populares: “dessa água jamais beberei”, “Ninguém faz nada sozinho” e “Dor de barriga não dá uma só vez”.

Devemos nos conscientizar, de que estamos habitando este planeta para nos regenerarmos, evoluirmos espiritualmente e nos aproximarmos um pouco da Luz Maior que é o Deus do nosso coração e da nossa compreensão.

Reiteramos nossa respeitosa gratidão à Câmara Municipal, cedendo suas instalações para a realização do bem sucedido III Encontro Espírita, assim como aos seus organizadores e todos que o prestigiaram, comparecendo. Um agradecimento especial ao nosso confrade palestrante, Américo Sucena pela magnífica apresentação do tema “falando de entendimento”.

Rogamos ao nosso Pai Celestial que prossiga espargindo Suas Bênçãos sobre todos os seres viventes.

Que assim seja.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?