Geral

Reorganizada, Sejel encerra 2013 com cerca de 800 alunos e agenda variada

O cenário esportivo em Capivari teve um ano diferente. Com a reorganização da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a pasta encerra 2013 com aproximadamente 800 pessoas treinando nas escolinhas da prefeitura e um calendário de eventos diversificado.
São aulas oferecidas gratuitamente em oito modalidades esportivas: futebol, xadrez, dama, futsal (masculino e feminino), tênis de mesa, basquete, corrida de rua e ginástica rítmica. As atividades atendem pessoas de diferentes faixas etárias.
De acordo com o secretário Murilo Castellani, os trabalhos da pasta têm sido voltados à massificação da prática esportiva. “O esporte é importante não apenas pelos benefícios que proporciona à saúde, mas por seu potencial de contribuir com a formação do cidadão”, diz.
A tendência, prevê Castellani, é que o número de participantes das escolinhas cresça ano a ano. No futebol, que receberá novo uniforme em 2014, cerca de 160 garotos treinam divididos em cinco categorias (Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil), sob o comando dos professores Carlos Alberto da Conceição e Rodrigo Martimbianco.
O futsal é a modalidade que reúne o maior número de participantes: são 250, nas categorias sub-9, sub-15 e adulto, treinados por Fábio Eduardo Teixeira. Na sequência vem a equipe da ginástica rítmica, comandada pelas professoras Mariana Pedro Winterstein e Milena Viana, com 190 alunos.
Nas escolas municipais, a Sejel oferece treinamento em tênis de mesa (ainda em fase inicial), com o técnico Paulo Carmargo, e em xadrez e damas (para 60 alunos), com Sérgio Tadeu Martins Rodrigues. O Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini (Ronaldão) abriga as aulas de basquete (40 participantes), coordenadas por Wagner Sbrama Forner.
A corrida de rua tem espaço garantido na Praça Central, com o Vamos Correr. O projeto é liderado pelo diretor da Sejel e professor de educação física, Rui Sanches, e conta com um grupo de aproximadamente 60 corredores.
Paralelamente aos treinamentos oferecidos, a Sejel se empenhou em promover uma programação esportiva variada. A reorganização da pasta foi importante, explica o secretário, “para garantir o alto padrão de qualidade em todos os eventos realizados”.
Além de melhorar competições tradicionais, como os campeonatos de futebol e futsal, a Sejel apresentou novidades à população. Casos, por exemplo, do Capivari Kids Run, Fut Asfalto, Copa Média Paulista de Ciclismo, Regional de Veloterra e Torneios de Vôlei de Areia. “Trabalhamos para diversificar ao máximo as atrações esportivas promovidas e, dessa maneira, agradar a todos os públicos”, diz Castellani.

Pausa
Os treinamentos vão ser interrompidos neste mês. O cronograma ficou definido pela Sejel da seguinte forma: futebol e futsal (término em 18/12 e retorno em 15/01), Vamos Correr (encerramento em 18/12 e volta em 08/01), xadrez, damas, basquete e tênis de mesa (pausa em 18/12 e reinício em data a ser definida), ginástica rítmica (parada em 10/12 e recomeço em data a ser definida) e vôlei da Terceira Idade (paralisação em 13/12 e retomada em 08/01).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?