EditorialOpinião

Responsabilidade nossa de cada dia

29/04/2016

Responsabilidade nossa de cada dia

Imagem: Reprodução/Internet
Imagem: Reprodução/Internet

EDITORIAL | A internet, como já sabemos, transformou a vida das pessoas desde que surgiu. Através dela muitas mudanças ocorreram. O modo em que as pessoas começaram a se comunicar e buscar informações mudou muito, principalmente através das redes sociais, dentre elas, a mais famosa, o Facebook.
O que mais preocupa, é a maneira com que o ser humano se vê no direito de explorar esse canal de comunicação em massa, que nos últimos tempos, vem dando espaço e incentivando a coragem das pessoas a falarem o que pensam, independente do julgamento se é certo ou errado. E qual o problema disso? São os comentários e acusações sem qualquer responsabilidade e, o pior, sem medir as palavras e consequências.
Troca de acusações, politicagem, incentivo ao ódio e à violência e por aí vai. Falta respeito, conhecimento e discernimento do que é certo ou errado. Tomar como verdade qualquer postagem que lê na rede social é um dos maiores malefícios causados através deste canal.
Há um falso sentimento de que nas “redes sociais” se pode fazer tudo e se esquece que ali, neste universo tão plural e democrático, também se deve obediência às regras básicas de convivência e de direito. Atualmente, são numerosas as demandas envolvendo pedidos de indenização decorrentes da utilização inadequada desta ferramenta de integração entre as pessoas.
As postagens com conteúdo injurioso, difamatório, calunioso ou inverídico e que causam grave lesão a direito de terceiros – muitas vezes com dezenas ou centenas de compartilhamentos sem nenhuma preocupação com a responsabilidade e sem dar nenhuma importância em averiguar em saber se qual a fonte e se ela é confiável – conduz ao direito à justa indenização.
Evidente, entretanto, que a liberdade de expressão – sempre tão defendida e valorizada como uma das maiores e mais importantes conquistas da nossa sociedade moderna – encontra-se em outro patamar, pois em alguns casos pode existir uma linha tênue entre o que é manifestação ilícita e do que se trata de liberdade de expressão.
Os antigos sempre diziam que palavras faladas o vento leva, mas o que você escreve, fica para toda a eternidade. Portanto, é preciso ter responsabilidade ao escrever ou opinar sobre algo.
Para pensar!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?