NotíciasRegião

Reuniões antecedem eleição de novo conselho diretor e do novo presidente do Consórcio PCJ

As próximas semanas serão agitadas no Consórcio PCJ. Reuniões da Diretoria, a ser realizada na próxima sexta-feira, dia 15, e do Conselho Fiscal, no dia 22, serão um termômetro para a Reunião Plenária do Conselho de Consorciados, a ser realizada no município de Indaiatuba (SP), no dia primeiro de março, que elegerá a nova diretoria, bem como o novo presidente da entidade pelos próximos dois anos.
A reunião da Diretoria do Conselho de Transição, se realizará na Sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), para apreciar e aprovar o balancete contábil da entidade em 2012, entre outros assuntos, além de debater a organização da Reunião Plenária que culminará com a eleição do novo conselho diretor para o mandato 2013/2014. Pelo Estatuto da entidade, entre o final e início de um mandato de um presidente entre os prefeitos consorciados, um Conselho de Transição, presidido por um representante das empresas consorciadas, assume o Consórcio PCJ. O atual presidente desse Conselho é o representante da Foz do Brasil, Sandro Stroiek, que o assumiu desde o dia primeiro de janeiro.
No dia 22, a reunião do Conselho Fiscal também acontecerá na sede do Consórcio PCJ e será conduzida pelos vereadores membros do mandato anterior que foram reeleitos nas eleições municipais do mês de outubro no ano passado. A nova diretoria do Conselho Fiscal para o mandato 2013/2014 será eleita após a posse da nova diretoria do Consórcio PCJ, em abril de 2013. O Conselho Fiscal é formado por dois vereadores dos 43 municípios consorciados e tem a função de fiscalizar as contas da entidade.
A Reunião do Conselho de Consorciados se realizará no dia primeiro de março, no município de Indaiatuba e irá eleger o novo Presidente do Consórcio PCJ. O cargo somente pode ser exercido por um dos 43 prefeitos associados à entidade. A eleição será conduzida pelo presidente do Conselho de Transição, Sandro Stroiek (Foz do Brasil), e se dará num determinado momento da Reunião Plenária, em que os prefeitos presentes se retiram para uma sala reservada, onde é definido o novo presidente em votação. De volta ao plenário, Stroiek fará o anúncio do novo presidente aos presentes.
Durante a reunião também será revelado um novo consorciado. Uma empresa de grande porte da região irá se somar ao grupo das atuais 26 empresas associadas ao Consórcio PCJ.
O novo presidente do Consórcio PCJ assumirá com o desafio de intensificar o debate sobre a ampliação da oferta hídrica para as Bacias PCJ, num momento cujas discussões quanto à renovação da outorga do Sistema Cantareira se torna central para o desenvolvimento de nossa região e da Bacia do Alto Tietê, onde está situada a Grande São Paulo.
O presidente eleito terá a responsabilidade de liderar uma entidade com 23 anos de história, presente em momentos importantes da implantação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, tanto nas Bacias PCJ como no Brasil, o que reflete o atual prestígio que o Consórcio tem exercido em organismos nacionais e internacionais.
O Presidente do Conselho de Transição, Sandro Stroiek (Foz do Brasil), encerrará o seu mandato no dia 31 de março e o novo Presidente do Consórcio PCJ assumirá a partir do dia primeiro de abril.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?