DestaquesNotíciasRegião

Revista do Jubileu será lançada no dia de Santo Antônio

Revista do Jubileu será lançada no dia de Santo Antônio
Capa Revista Jubileu Foto: Divulgação/Diocese

Será lançada, oficialmente, na próxima quinta-feira, 13, – Festa de Santo Antônio, padroeiro da diocese -, a Revista “Jubileu”.

O evento ocorre às 10h, durante missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, e faz parte da programação celebrativa do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba.

Revista do Jubileu será lançada no dia de Santo Antônio
Dom Fernando durante a celebração de Santo Antônio em 2018 (Foto: Rosiley Lourenço)

Produzida pela Assessoria de Comunicação, a revista teve a supervisão do padre Marcelo Sales, presidente da Comissão do Jubileu dos 75 anos e padre Kleber Fernandes Danelon, integrante da Comissão e Coordenador Diocesano de Pastoral.

A publicação contou com textos e pesquisa de Paula Elisa Vaz Rissatto Françóia e Rosiley Lourenço, que também assina como editora responsável, e o projeto gráfico da Skanner Projetos Gráficos. Também contou com o apoio de diversos profissionais da fotografia e da Pascom (Pastoral da Comunicação).

Com 100 páginas e uma tiragem de 7.000 exemplares, a Revista Jubileu traz um histórico da caminhada da diocese no decorrer dos seus 75 anos e as ações de seus pastores neste percurso de evangelização, além de um pouco da história de cada uma das 69 paróquias que compõem o território diocesano de Piracicaba.

Revista do Jubileu será lançada no dia de Santo Antônio
Revista Jubileu – Padre Marcelo Sales, a jornalista Rosiley Lourenço e padre Kleber Fernandes Danelon (Foto: Divulgação/Diocese)

Por ter uma tiragem limitada, cada paróquia da diocese receberá 75 exemplares. A publicação será enviada para as arquidioceses e dioceses que compõem o Regional Sul-1, para a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Nunciatura Apostólica do Brasil e demais autoridades eclesiásticas.

A edição histórica será enviada também para as autoridades civis e bibliotecas públicas dos 15 municípios que compõem a Diocese de Piracicaba.

Após o lançamento oficial a revista “Jubileu” será disponibilizada, em setembro, na versão digital, no site da diocese, durante a Festa do Jubileu que ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro no Engenho Central, em Piracicaba.

Padroeiro

Para a Diocese de Piracicaba, junho é o mês de celebrar e festejar o seu padroeiro, Santo Antônio, comemorado no dia 13 e, neste ano, os 57 anos de Dedicação da Sé Catedral Santo Antônio e os 75 anos da instalação da diocese.

A Sé Catedral de Santo Antônio celebra, em 17 de junho, o 57º aniversário de sua Dedicação. Neste dia, ocorrerá, às 20h, Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason.

Trata-se de uma festa litúrgica importante para a diocese, que deve ser celebrada solenemente, pois a Catedral é a igreja-mãe da diocese, o centro da vida litúrgica.

É o ponto concreto de unidade, templo das grandes celebrações diocesanas. Nela está a “cátedra” do bispo, o pastor responsável por toda a diocese, por isso é chamada “Igreja catedral”.

Nesta missa, os candidatos ao diaconado permanente da Escola Diaconal “São Filipe Diácono” receberão o ministério de Leitor.

Para comemorar o dia do padroeiro, um calendário especial foi preparado e será desenvolvido durante todo o mês de junho, na Sé Catedral Santo Antônio, localizada na Praça José Bonifácio, em Piracicaba.

A programação é composta por celebrações religiosas e atividades festivas.

Revista do Jubileu será lançada no dia de Santo Antônio
Devotos de Santo Antônio durante a festa do padroeiro na Sé Catedral em Piracicaba em 2018 (Foto: Rosiley Lourenço)

A Trezena, que começou em 31 de maio, prossegue até 12 de junho, com a celebração de missas: segundas-feiras, às 18h30; terça a sábado, às 7h20 e no domingo às 10h30. No dia 13, festa de Santo Antônio e feriado no município de Piracicaba, cinco missas estão programadas na Catedral: às 6h, 8h, 10h, 13h e 16h, e, como é tradição, haverá a bênção e distribuição dos pães de Santo Antônio, em todas as celebrações.

Este ano também haverá a Hora da Misericórdia, às 15h.

O bispo diocesano, Dom Fernando Mason, presidirá a celebração das 10h. Durante esta missa, será lançada oficialmente a Revista Jubileu em comemoração ao Jubileu de Brilhante de 75 anos de missão e evangelização da Diocese de Piracicaba.

Como acontece todos os anos, haverá a venda do tradicional Bolo de Santo Antônio e a entrega será a partir das 5h, no Clube Coronel Barbosa, anexo ao Teatro São José, que fica próximo à Sé Catedral.

O bolo terá 3.500 pedaços e custará R$ 25,00 o pedaço. A compra antecipada pode ser feita na secretaria da Sé Catedral.

Confira a programação das celebrações do dia 13 de junho na Sé Catedral:

Programação

  • 6h – Pe. Mateus Kerches Nicoluci (vigário-paroquial da Sé Catedral)
  • 8h – Frei Itacir Gasperin – OFMConv (pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Santa Bárbara d’Oeste)
  • 10h – Dom Fernando Mason e clero diocesano
  • 12h – Pe. Edvaldo de Paula Nascimento (pároco da Paróquia Bom Jesus – Rio Claro)
  • 15h – Hora da Misericórdia (Diác Luiz Venturini)
  • 16h – Mons. Ronaldo Francisco Aguarelli (pároco da Sé Catedral)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?