CapivariNotícias

Rio Capivari sobe mais de 70 centímetros e Defesa Civil entra em estado de atenção

23/02/2015

Rio Capivari sobe mais de 70 centímetros e Defesa Civil entra em estado de atenção

Na última terça-feira, 17, Defesa Civil abriu a comporta da Leopoldina para facilitar a vazão; cheia ocorreu devido às chuvas que atingiram a região
Cheia colocou a Defesa Civil em estado de atenção na última quarta-feira, 18 (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – A Defesa Civil entrou em estado de atenção na última quarta-feira, 18, porque o Rio Capivari subiu mais de 70 centímetros e está com 1,52 metros de profundidade – o nível normal é 80 centímetros. Segundo o diretor Ricardo Lourenço de Souza, a cheia ocorreu por causa das chuvas dos últimos dias, sobretudo em Campinas e Monte Mor. Para facilitar a vazão, foi preciso abrir a comporta da Leopoldina.

“No dia 17, após tomar conhecimento da precipitação pluviométrica das cidades vizinhas, por meio do site do Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), a Defesa Civil de Capivari, junto aos funcionários da Raízen de Rafard, realizou a abertura preventiva e antecipada da comporta da Leopoldina”, conta. “Também estamos aferindo o nível da régua de duas em duas horas”, acrescenta.

As defesas civis entram em estado de atenção quando chove mais de 80 milímetros em três dias. Apesar de não ser o caso de Capivari, que registrou chuva de 36 milímetros nas últimas 72 horas, Souza explica que o nível de trabalho foi elevado devido às águas emanadas de outros municípios pelos quais o rio passa: em Campinas, choveu 171,5 milímetros no mesmo período. Em Monte Mor, a chuva foi de mais de 130 milímetros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas de chuva isoladas vão chegar a Capivari nesta sexta-feira, 20. No fim de semana, porém, a previsão é de chuva rápida na cidade ou em alguns pontos específicos da região. A partir de segunda-feira, 23, a probabilidade de chover é bem pequena, com precipitações pouco significativas ao longo da semana.

Rio Capivari está 72 centímetros acima do nível normal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Rio Capivari está 72 centímetros acima do nível normal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

Monte Mor

O Rio Capivari transbordou em Monte Mor com a chuva de quarta-feira. Na manhã de quinta, 19, a água ainda não havia cedido completamente nos locais críticos e há previsão de mais chuva, segundo a Defesa Civil do município. O cenário assustou os moradores, especialmente do Jardim Progresso, os quais afirmaram que, há dez dias, o nível do rio estava baixo. Nenhuma casa foi alagada e ninguém se feriu.

Rio das Pedras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Rio das Pedras suspendeu o racionamento de água em virtude das chuvas dos últimos dias. De acordo com o superintendente da autarquia, Carlos Alberto Pinto, em entrevista à EPTV, os dois reservatórios da cidade (São Jorge e Viegas) atingiram níveis satisfatórios e estão praticamente transbordando. Contudo, ele pediu que a população evite o desperdício e avisou que, se necessário, o racionamento será retomado.

O corte no abastecimento de água era de 12 horas diárias, das 6h às 18h. Inicialmente, a economia era de seis horas por dia, das 16h às 22h, mas em junho a administração municipal ampliou o desabastecimento, alegando que o consumo não havia caído conforme o esperado. A cidade distribuía dez milhões de litros de água por dia e, com o racionamento mais severo, pretendia reduzir o consumo para cinco milhões diários.

Rio das Pedras possui três Estações de Tratamento de Água (ETAs). As de número 1 e 2 são responsáveis pelo fornecimento de 80% da água filtrada do município e são abastecidas por reservatórios que chegaram a operar com apenas com 40% da capacidade durante a estiagem. Já a ETA 3 fornece 20% do volume e também ficou com reservatórios abaixo da plena capacidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?