Notícias

Rio das Pedras comemora 120 anos

15/07/2014

Rio das Pedras comemora 120 anos

Nomeada em homenagem à beleza de três mulheres, município celebrou emancipação político-administrativa na última semana
Rotária na entrada da cidade (Foto: Reprodução/Samuel Castelhano)
Rotária na entrada da cidade (Foto: Reprodução/Samuel Castelhano)

Na quinta-feira, 10, Rio das Pedras completou 120 anos desde sua emancipação político-administrativa. A cidade por onde passam dois rios, Ribeirão Tijuco Preto e Lajeado, recebeu este nome devido à beleza de três mulheres, filhas de um lavrador chamado Pedro, dono de uma pequena pousada pela qual passavam os tropeiros que se dirigiam à capital paulista, por volta de 1850.

Elas receberam o apelido de “Pêdras” e, atrelado à proximidade do rio, com o tempo o lugar ficou curiosamente conhecido como “Pouso do Rio das Pêdras”. No entanto, depois que a família morreu e com o esquecimento e a natural evolução fonética, a palavra perdeu o acento circunflexo.

Mais tarde, em 1870, a região começou a se desenvolver com a Estrada de Ferro Ituana (hoje denominada Estrada de Ferro Sorocabana), cujos trilhos foram estendidos até a cidade de Piracicaba. Nesse período, há registros de terras cafeeiras do Barão de Serra Negra, na Fazenda Bom Jardim. Em seguida, empreiteiros adquiriram terras e construíram a Capela do Senhor Bom Jesus (padroeiro de Rio das Pedras).

Com isso, formou-se o primeiro povoado em torno da estação ferroviária, dando origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras, a partir da Rua Torta – rua do comércio que é torta porque acompanha o leito do rio.

A história de Rio das Pedras continuou sendo escrita 19 anos depois, quando, por meio da Lei Provincial nº 95, o local foi elevado à distrito de Piracicaba e, mais à frente, no dia 10 de julho de 1894, à vila, pela Lei Estadual nº 291, passando a integrar a categoria cidade após cinco meses. O novo município, então, atraiu milhares de imigrantes italianos, os quais deram origem às primeiras famílias riopedrenses.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?