DestaquesRegião

Rio das Pedras enfrenta problemas com o fornecimento de água e já raciona

Foto: Represa da Fazenda São Jorge, um dos pontos de captação da cidade, que está operando com 70% abaixo do volume normal — Foto: Reprodução/ EPTV

Abastecimento está sendo suspenso por sete horas diariamente; um dos pontos de captação de água na cidade está com nível 70% abaixo do normal

O serviço de água de Rio das Pedras (SP) começou a fazer racionamento no abastecimento da cidade. A medida teve que ser tomada por causa do nível baixo das represas da cidade, que não se recuperaram com a estiagem. De acordo com a prefeitura, não há previsão de quando o racionamento irá terminar.

A cidade tem três pontos de captação de água para abastecer as casas, e segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), um deles, que fica na Fazenda São Jorge, baixou cerca de 70%.

Com a escassez de chuvas na região, a prefeitura decidiu iniciar o racionamento de água. A medida suspenderá o abastecimento na cidade durante sete horas por dia, entre 9h e 16h. Os moradores reclamam dos transtornos.

“[Sete] horas sem água por dia. É ruim né, porque a gente tem casa pra cuidar”, comenta a agricultora, Aparecida Franco.

Essa não é a primeira vez que o município precisa tomar esse tipo de medida por causa do baixo nível das represas. No ano passado, a prefeitura também iniciou o racionamento em julho e durou até o início deste ano. Em 2014, a cidade também teve que fazer interrupções no fornecimento de água e a medida durou até fevereiro de 2015.

Aumento de consumo

Em 2018, quando a cidade teve que fazer o racionamento novamente, a prefeitura afirmou que estavam previstas intervenções na represa São José Viegas e Bom Jesus, além da construção de três reservatórios nos bairros São Cristóvão, Bom Jardim e Luiz Massud Coury. À época, a informação era de que as limitações financeiras do município dificultavam a execução de melhorias.

O superintende do Saae, Davi Gonçalves, afirmou que, além do São Jorge, os outros pontos de captação de água também estão com problemas. Para tentar resolver a situação, ele afirma que estão previstos a perfuração de outros dois postos, mas o processo está em licitação.

“Estamos tomando algumas providências, mas isso leva tempo”, disse.

Segundo ele, o trabalho precisa de estudos técnicos e procedimentos, como outorga, para perfurar outros pontos, o que leva tempo, mas que está em andamento.

Alerta em outras cidades

Outras duas cidades próximas de rio das pedras também já passaram por racionamento em 2018: São Pedro e Iracemápolis. Nos dois municípios, as prefeituras pedem que os moradores economizem água.

Apesar de historicamente as cidades sofrerem com o problema de racionamento, as prefeituras informaram que, por enquanto, descartam o risco de desabastecimento nos dois municípios.

Inadimplência

Uma dívida de aproximadamente R$ 7 milhões dificulta a realização de investimentos para que a cidade de Rio das Pedras (SP) evite racionar água. A afirmação é do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Davi Gonçalves.

Segundo Gonçalves, a medida foi inevitável porque faltou investimentos por muitos anos para amenizar o problema. “O Saae é deficitário. Existe uma dívida também das gestões passadas, uma dívida milionária de aproximadamente R$ 7 milhões, e a gente não tem dinheiro nem para manutenção quase”, afirma.

Para evitar um racionamento mais severo com a chegada do período de estiagem, ele cita ações emergenciais.

“Vamos ter que aprofundar dois poços já existentes. Eles estão com 120 metros e vamos aprofundar para 400, 500 metros e ter uma vazão maior; e abertura de duas licitações que já estão em andamento, aguardando dotação orçamentária, para fazer duas captações de poços profundos nos dois bairros mais críticos da cidade, que são o São Cristóvão e o Bom Jardim”, informou.

Com informações da EPTV

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?