Região

Roberto Morais pede urgência para aprovação de Região Metropolitana

O deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) aproveitou a reunião do colégio de líderes desta segunda-feira (2) para solicitar urgência na aprovação da Região Metropolitana de Piracicaba.

O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa de São Paulo desde 29 de junho e precisa passar pela aprovação das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) e Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).

Roberto Morais, é deputado estadual pelo Cidadania (Foto: Divulgação)
Roberto Morais, é deputado estadual pelo Cidadania (Foto: Divulgação)

Para acelerar o processo, Morais pediu a realização de um Congresso de Comissões, para que todas as comissões se reúnam ainda esta semana e analisem o Projeto de uma só vez.

“Nós entendemos a importância de cada etapa no processo da formalização da Região Metropolitana, mas solicitamos que os processos possam ser acelerados afim de que a criação ocorra o mais breve possível, como um presente pelo aniversário de Piracicaba, celebrado agora, dia primeiro de agosto”, destaca o parlamentar.

“O Presidente da Assembleia, Carlão Pignatari garantiu que vai convocar essa reunião ainda esta semana e veremos muito em breve o sonho de toda nossa região realizado”, finaliza Morais.

Região Metropolitana

A Região Metropolitana de Piracicaba vai contar com 25 cidades integrantes, as 23 que já fazem parte do Aglomerado (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) e outras duas que solicitaram a integração ao grupo (Pirassununga e Santa Cruz da Conceição) por se sentirem mais interligados à Piracicaba do que a outras Regiões.

Juntos, estes municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes (3,25% da população paulista) e um PIB (região) de R$ 76,82 bilhões, cerca de R$ 44 mil per capita.

A criação da Região de Piracicaba é uma solicitação do Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) desde 2014.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?