Capivari

Roda de conversa em Capivari (SP) aborda cultura afro-paulista a partir de debate e apresentação de conto

Ação compõe projeto “Saberes no Pé do Tambu”, idealizado por grupo de Piracicaba e que reúne ações culturais e educativas

Como parte da programação de um projeto cultural iniciado em Piracicaba (SP), acontece na próxima quarta-feira, 1/6, às 19h30, no Quintal da Dona Marta (R. Otávio Alves de Souza, 174, Res. Sto Antonio), em Capivari (SP), a primeiro de uma série de rodas de conversa que abordam as tradições afro-paulistas.

Na roda inaugural, serão debatidos os temas abordados no livro “Saberes no Pé do Tambu” e será lançado o conto “Dandara”, de Vanderlei Bastos, que será interpretado por Marina Costa.

Projeto Saberes no Pé do Tambu ressalta tradições. Crédito: Paulo Fortunato

A ação é aberta ao público. A iniciativa é financiada pelo ProAC direto, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O autor do livro “Saberes no Pé do Tambu”, lançado no dia 25 de maio, Antonio Filogenio de Paula Junior, conversará com os batuqueiros sobre as motivações e as inspirações para escrever o material, que apresenta o Batuque de Umbigada como uma cultura de resistência marcada pela preservação de diferentes elementos da filosofia e da cosmogonia africana de origem bantu.

Participarão do encontro: Yaisa Domingas (batuqueira e mestra em geografia), Mayra Kristina (batuqueira, professora e atriz), Marta Joana (batuqueira e coordenadora do ponto de cultura Quintal da Dona Marta) e Déh Martins (batuqueira, musicista e professora). Haverá intérprete de libras.

Projeto

Com o objetivo de evidenciar a cultura afro-paulista, incentivar a sua preservação e permitir a transmissão de saberes, a Casa de Batuqueiro e a ETC Produtora, ambas de Piracicaba, desenvolvem o projeto “Saberes no Pé do Tambu”, que reúne ações culturais e educativas como lançamento de livro, transmissões audiovisuais e contações de histórias.

O título do projeto é inspirado no Batuque de Umbigada, também conhecido como Tambú ou Caiumba. Trata-se de uma tradição de resistência negra de matriz bantu que integra a cultura caipira, marcada pela diversidade.

É nesse contexto que, na década de 1990, surgiu a Casa de Batuqueiro, a partir do trabalho desenvolvido por Vanderlei Bastos e Antônio Filogênio de Paula Junior.

Produções audiovisuais

Produções audiovisuais também estão contempladas. Serão produzidos quatro vídeos que abordam temas como a confecção do Tambu, realizada por um batuqueiro e luthier e elementos de dança, canto e ritmo. Além disso, haverá cinco vídeos com contações de histórias do livro “Dandara” e outros textos infantis de autoria de Vanderlei Bastos.

Projeto busca evidenciar a cultura afro-paulista. Crédito: Paulo Fortunato

O encerramento será marcado por um show virtual intitulado “Entre batuques e batucadas: A Caiumba em diferentes vozes”. “A expectativa é grande para que haja uma boa aceitação e circulação desse material que é fruto das vivências de uma comunidade ancestral, cuja memória alcança os primórdios da presença negra de origem bantu no Brasil, com destaque para região oeste do estado de São Paulo”, afirma Antônio Filogênio de Paula Junior.

Próximos encontros

Ao longo das próximas três quartas-feiras, o projeto realizará outras três rodas de conversa. Duas serão virtuais (nos dias 8 e 15) e uma acontecerá no município de Tietê (22), reunindo membros da comunidade de batuqueiros, pesquisadores, pedagogas e contadoras de história que apresentaram a Caiumba como um elemento de educação no ambiente escolar.

SERVIÇO

Mais informações sobre o projeto “Saberes no Pé do Tambu” podem ser conferidas no Instagram: @casadebatuqueiro e @etcprodutora

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?