Geral

Rosca de calabresa

Foto reprodução internet

Ingredientes para a rosca de calabresa:

250 gramas (ou 1 2/3 xícara de chá) de farinha de trigo, 7 gramas (ou ½ colher de sopa) de açúcar, 5 gramas (½ colher de sopa + ¼ colher de chá) de fermento biológico seco, 150 gramas (½ xícara de chá + 2 colheres de sopa) de água, 5 gramas (½ colher de chá) de sal, 13 gramas (1 colher de sopa) de azeite, 400 gramas de linguiça calabresa fatiada finamente, 120 gramas de queijo muçarela ralado grosso.

Preparo:

Em uma tigela coloque 250 gramas de farinha de trigo, 7 gramas de açúcar, 5 gramas de fermento biológico seco e misture. Despeje 150 g de água e misture por 2 minutos. Junte 5 gramas de sal, 13 gramas de azeite e misture por mais 5 minutos ou até incorporar a gordura. Transfira para uma bancada e sove por 20 minutos ou até ficar em ponto de véu. Divida a massa em 2 partes de 205 gramas, cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Depois desse tempo, com um rolo abra a massa em um retângulo (28 centímetros x 20 centímetros), distribua metade das fatias de linguiça calabresa, metade do queijo muçarela ralado grosso e enrole como um rocambole pressionando a massa com as mãos para não ficar com ar. Repita o processo com a outra parte da massa. Pegue as duas massas recheadas e enroladas e faça uma trança. Junte as pontas da massa, coloque em uma forma com furo no meio (16 centímetros de diâmetro x 9 centímetros de altura) untada com azeite, cubra com um pano umedecido e deixe dobrar de volume (mais ou menos 1 hora e 30 minutos). Depois de dobrar de volume, retire o pano úmido, coloque uma outra forma do mesmo tamanho em cima e leve ao forno pré-aquecido a 200° C por entre 30 minutos. Retire a forma que estava cobrindo a rosca e leve ao forno novamente a 250° C por mais 15 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar, desenforme, coloque em uma grade até esfriar e sirva.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?