NotíciasRafard

Rotary Club sedia audiência pública sobre segurança

17/07/2015

Rotary Club sedia audiência pública sobre segurança

Encontro debateu ideias e sugestões de moradores para melhorar a segurança pública em Rafard
Sargento Balceiro, comandante da PM de Rafard apresentou comparativo dos índices criminais do município no primeiro trimestre de 2014 e 2015 (Foto: Kelly Jordão/Imagem Pública RC Rafard)
Sargento Balceiro, comandante da PM de Rafard apresentou comparativo dos índices criminais do município no primeiro trimestre de 2014 e 2015 (Foto: Kelly Jordão/Imagem Pública RC Rafard)

RAFARD – O Rotary Club de Rafard sediou na noite de terça-feira, 14, uma audiência pública que apresentou dados relativos à segurança do município. Coordenada pelo 1º sargento João César Balceiro de Freitas, comandante do 4º Grupamento da 2ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o evento também tirou dúvidas e ouviu críticas e sugestões de autoridades municipais e moradores.

Supervisionada pelo capitão Marcelo Fernandes, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, a audiência contou com a presença do assessor do comando da Guarda Municipal de Capivari, Marcos Roberto Teixeira, de policiais militares e guardas civis, bem como representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Saúde.

Os índices criminais apresentados pelo comandante Balceiro no comparativo do primeiro trimestre de 2014 e o mesmo período de 2015 demonstram queda no registro de homicídio culposo e doloso – três em 2014 e nenhum em 2015. Os roubos (exceto de veículos) mantiveram os mesmos números no comparativo, dois em cada trimestre, o que se repete no roubo de veículos: apenas um caso.

Já os furtos (também com exceção de veículos) apresentaram aumento de 28%. Foram 11 casos no primeiro trimestre de 2014 contra 14 no mesmo período de 2015. Nenhum furto de veículo foi registrado no trimestre dos dois anos comparados.

No primeiro trimestre deste ano, o número de boletins de ocorrência sofreu uma queda de cerca de 20% comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, o total de flagrantes dobrou – três para seis – e a apreensão de entorpecentes triplicou – duas para seis. As estatísticas são atualizadas constantemente e ficam à disposição no portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br).

“O objetivo da audiência pública é trazer a comunidade e autoridades para próximo da Polícia Militar, bem como abrir espaço para a participação nas questões relativas à segurança pública”, explica Balceiro. Segundo o capitão Fernandes, segurança e prevenção transcendem o papel do governo em geral e da polícia em particular. “Segurança é questão de inteligência, prevenção e atitude. Considero Rafard como um dos municípios que apresenta menos problemas na parte criminal”, analisa.

Para o presidente do Rotary Club, Túlio Darros, esta aproximação é tão importante quanto o debate de ideias entre a Polícia Militar e a sociedade. “Eventos assim são fundamentais para promover o conhecimento e a discussão de sugestões que visem melhorar a segurança pública na cidade”, diz. Na ocasião, a Polícia Militar também apresentou as ações promovidas junto à comunidade, forneceu dicas de segurança e esclareceu os questionamentos dos presentes.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?