Rafard

Rotary lança campanha de coleta de pilhas e baterias

04/08/2017

Rotary lança campanha de coleta de pilhas e baterias

pilhas

RAFARD | O Rotary Club de Rafard, lançou nesta semana a Campanha em Preservação ao Meio Ambiente, com fixação de pontos para coleta de pilhas e baterias na cidade.
A Campanha faz parte do Distrito 4310, que abrange 38 cidades, das quais 26 possuem Rotary Clubs. A Campanha acontece durante o ano rotário que encerra em junho de 2018.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10 e o Decreto n° 7.404/10 que regulamenta a Logística Reversa, a responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso, é do fabricante, porém este hábito ainda não vem sendo muito praticado no país. Pensando na preservação do meio Ambiente e também na saúde do ser humano, os Rotary Clubs resolveram acolher a ideia e contribuírem para que esses materiais nocivos à saúde, sejam recolhidos e tenham um destino de forma correta.
O montante das pilhas e baterias serão entregues para uma empresa especializada para que sejam descartados corretamente ou reutilizados através da reciclagem. Em contrapartida, a empresa responsável contribuirá com a doação de cadeiras de rodas.
O Rotary Club de Rafard, fazendo sua parte, já implantou dois pontos para a coleta deste material: na Xtreme Informática, localizada na rua Cap José Duarte Nunes, 199 e na Loterias Rafard, na rua Maurício Allain, 229, ambos no centro do Município.
Segundo o coordenador de imagem pública, José Carlos Darros, outros pontos serão fixados na cidade, bem como no bairro popular. “Estamos fazendo o contato com os comerciantes para que sejam parceiros nesta campanha e assim que tivermos a autorização, fixaremos os recipientes para a coleta das pilhas e baterias”, informou.
O fato de praticar este hábito de descarte correto desses materiais, fará com que os munícipes deixem de causar danos irreversíveis ao meio ambiente e a saúde humana e animal, pois as pilhas contém substâncias como mercúrio e chumbo, que contaminam o solo e atingem o lençol freático, até chegarem aos alimentos e a água que bebemos.
Além do projeto de descarte de pilhas e baterias, o Rotary de Rafard também vem realizando a Campanha dos Lacres, que também tem finalidade para trocas com cadeiras de rodas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?