ColunistasRubinho de Souza

Rua Martim Francisco

.
.

Martim Francisco Ribeiro de Andrada nasceu na cidade de Santos, em 27 de junho de 1775, casou-se com sua sobrinha, Gabriela Frederica Ribeiro de Andrada, filha de seu irmão José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.

Por Carta Régia de 17 de agosto de 1801, é nomeado Diretor-Geral das Minas e Matas de São Paulo, e em consequência desses encargos, realiza importantes excursões científicas pelas regiões de Barueri, Parnaíba, Itu, Sorocaba, Porto Feliz, Itapetininga, Apiaí, Rio Verde, e também pela região litorânea de Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Cananéia.

Em janeiro de 1822, seu irmão José Bonifácio começa a sua grande obra de organizar o país e divulgar os ideais de Independência, mas na Província de São Paulo, o movimento retrógrado das ideias lusitanas, apoiado pelo general João Carlos, conseguira interromper o progresso da liberdade constitucional, que a nova ordem tentava implantar no país.

Como representante das novas ideias, que tinha em José Bonifácio o seu maior defensor, é Martim Francisco expulso do governo provisório de sua província, e conduzido preso para a corte, tal era ainda a força das ideias regressistas.

Chegando ao Rio de Janeiro, aguardava-o um brilhante triunfo: seu nome ia ligar-se para sempre ao grande drama de nossa libertação política.

A nova ordem constitucional reclamava sobretudo um bom administrador financeiro, que pudesse, por acertadas medidas, fazer face às avultadas despesas, que exigiam acontecimentos extraordinários. Esse homem apareceu em Martim Francisco.

A 12 de novembro de 1823 decretada a dissolução pelo Imperador D. Pedro II da Assembleia Constituinte, vários deputados são presos, entre eles está Martim Francisco juntamente com os seus irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva.

Saindo da prisão, neste mesmo ano, retoma suas atividades políticas, muito embora, desgostoso por tantas decepções, e amargurado com a vida pública, tivesse jurando nunca mais retornar a ela.

Tanto assim que, no início do ano de 1830, recusa-se a entrar para o Conselho da Coroa, a que o chamava o Imperador, já arrependido de seu erro.

Martim Francisco e os Andradas, perdoaram a D. Pedro I pelas ofensas recebidas, e foram na adversidade os únicos amigos que encontrou o Imperador.

De uma severidade de costumes superior a toda sedução, conservou-se sempre pobre, sem honras.

Faleceu no dia 23 de fevereiro de 1844, em Santos, sua terra natal, onde está sepultado, e seu nome lembrado e homenageado em muitas cidades, também mereceu ser lembrado numa das ruas de nossa cidade.

Grato por nos prestigiar com sua leitura. Abraço.

COLUNA de autoria de Rubinho de Souza
Envie sua colaboração para o colunista: [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?